26/11/2018 às 16:25, atualizado em 27/11/2018 às 10:00

Proerd certifica 18 mil estudantes de escolas públicas e particulares em 2018

Parte dos alunos que concluiu a formação dada pela Polícia Militar participou de cerimônia de encerramento na tarde desta segunda (26). Governador de Brasília prestigiou a solenidade no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Cerca de 18 mil alunos de escolas públicas e particulares brasilienses participaram neste ano do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Parte dos alunos que concluiu a formação dada pela Polícia Militar participou de cerimônia de encerramento na tarde desta segunda (26), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Rodrigo Rollemberg participou de cerimônia de encerramento do Proerd, na tarde desta segunda (26), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com parte dos alunos atendidos pelo programa da Polícia Militar do DF. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Ao todo, 130 instituições de ensino são conveniadas à iniciativa da Polícia Militar.

Na tarde desta segunda-feira (26), um grupo de estudantes participou de cerimônia de encerramento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A solenidade contou com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Ele estava acompanhado do comandante-geral da PMDF, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, e do chefe da Casa Militar do DF, coronel Márcio Pereira da Silva.

A proposta do Proerd é conscientizar crianças e adolescentes das séries iniciais e finais do ensino fundamental sobre a importância de evitar o uso das drogas. Foi o que destacou o governador de Brasília: “Vocês têm a oportunidade de ter conhecimento para que tenham uma vida saudável e um futuro de muita prosperidade ao lado da família”, disse Rollemberg aos formandos.

Outra vertente do programa é o atendimento a pais e responsáveis dos jovens, como forma de fortalecer a rede de combate a essas substâncias. “O Proerd hoje é o principal programa de prevenção e enfrentamento das drogas em Brasília e no Brasil”, ressaltou o comandante-geral da PMDF.

A formação integra o Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

O que é o Proerd

O Proerd é um programa da PMDF, que atua no Distrito Federal desde 1998 e foi institucionalizado pela Lei Distrital nº 3.946, de 12 de janeiro de 2007.

Com foco na prevenção e na conscientização dos estudantes, alerta-os sobre os malefícios das drogas e sobre a conduta associada à violência.

Ao fim dos trabalhos nas escolas, é promovida uma formatura, em que são celebrados os resultados alcançados em parceria entre instituições de ensino, comunidade e Polícia Militar.

Em 20 anos de trabalho, foram atendidas mais de 700 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares.

Edição: Raquel Flores