07/12/2018 às 09:27, atualizado em 07/12/2018 às 09:49

Cine Brasília sediará Festival Internacional de Curta-Metragem

Sétima edição do Curta Brasília ocorrerá de 13 a 16 de dezembro. Mostra também terá filmes de realidade virtual, cenografia interativa, projeções mapeadas, oficinas e debates. A entrada é franca

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

Com o tema Afinal o que é real?, o 7º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem estará em cartaz no Cine Brasília (106/107 Sul) de 13 a 16 de dezembro.

Com o tema Afinal o que é real?, o 7º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem estará em cartaz no Cine Brasília (106/107 Sul) de 13 a 16 de dezembro.

Com o tema Afinal o que é real?, o 7º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem estará em cartaz no Cine Brasília (106/107 Sul) de 13 a 16 de dezembro. Foto: Andre Borges/Agência Brasília-1.1.2017

A mostra é um convite para o público mergulhar no futuro do cinema e das novas narrativas por meio de debates sobre o gênero.

Entre as atrações, haverá também instalações para exibição de filmes em realidade virtual, exposições de ficção científica, cenografia interativa e projeções mapeadas.

Em seis programas da Mostra Nacional de Curtas estão filmes que ilustram o passado, ressignificam momentos que apontam para futuros possíveis, bem como discutem questões identitárias e lutas sociais por espaços e direitos, reforçados na Mostra Provocações.

Estreia desta edição, a Mostra Tesourinha apresenta um panorama recente de curtas brasilienses. A tradicional Mostra Decibéis leva uma variedade de videoclipes para a telona. Já na Mostra Calanguinho, o público infantil é convidado a curtir e votar em curtas-metragens de todo o Brasil.

As mostras internacionais são quatro:

  • Espanha em Curtas — com produções espanholas de ficção científica em parceria com a Embaixada da Espanha
  • À Francesa — com distopias e narrativas fantásticas, com apoio da Embaixada da França
  • Holanda em Curtas — parceria com o Eye International e a Embaixada do Reino dos Países Baixos, exibe virtualidades em películas que transitam por universos como o dos games e o da animação
  • Colômbia em Curtas — um olhar especial para a América Latina, por meio de parceria com o festival Bogoshorts

Neste ano, a Mostra Surdocine exibe quatro episódios da série Crisálida, na qual jovens surdos enfrentam desafios em uma sociedade desenhada apenas para ouvintes.

Outra novidade desta vez é a sessão de três curtas nacionais com audiodescrição — dois documentários e uma ficção que transitam entre os ambientes rural e urbano.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o evento se abre ao visitante como um festival-experiência e o recebe com cenografia interativa, conceitualmente inspirada em diferentes dimensões e universos, montada no saguão do Cine Brasília.

Haverá programação inédita de curtas e experiências imersivas em realidade virtual e instalação exclusiva de coprodução Brasil-Holanda. Alinhado às experiências de imersão, o festival oferecerá ao público sessões em um planetário móvel de 360º na área externa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A experimentação virtual dos espectadores também se estenderá às artes visuais, com duas projeções mapeadas: Brasília vista de cima, de Diego Campos, e Brasília Retrofuturista, de Thiago Freitas.

Estão previstas ainda oficinas, debates e interações, com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros em novas tecnologias e narrativas imersivas.

O festival conta com apoio do Fundo de Apoio a? Cultura (FAC), do Banco de Brasília (BRB), do Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine, das Embaixada dos Pai?ses Baixos, da Franc?a e da Espanha e do Fundo Brasil de Direitos Humanos, entre outros.

7º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem

De 13 a 16 de dezembro

No Cine Brasília (106/107 Sul)

Entrada franca

 

Programação:

13 de dezembro

19h30: Abertura

20 h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 1

22 h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 2

 

14 de dezembro

15 h: AudioCine

17 h: Colômbia em Curtas – Especial Bogoshorts

19 h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 3

21h30: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 4

 

15 de dezembro

10 h: Surdocine

15 h: Tesourinha

17 h: Espanha em Curtas

19 h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 5

21h30: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 6

23h30: Decibéis

 

16 de dezembro

10h30: Calanguinho

15 h: À Francesa

17 h: Holanda em Curtas

19 h: Provocações

22 h: Cerimônia de premiação

Veja todas as atrações no site oficial.