8/12/18 10:35
Atualizado em 10/12/18 às 15:43

Parque de Águas Claras ganha mais 310 mil m²

Nova área foi inaugurada na manhã deste sábado (8), com a presença do governador Rodrigo Rollemberg 

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, cedeu parte do terreno da Residência Oficial de Águas Claras para o parque que agora contará com mais 310 mil m²
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, cedeu parte do terreno da Residência Oficial de Águas Claras para o parque que agora contará com mais 310 mil m² Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

Os moradores de Águas Claras podem aproveitar mais 310 mil metros quadrados (m²) de área do parque ecológico que leva o nome da região administrativa.

A ampliação foi inaugurada na manhã deste sábado (8) com passeio de ciclistas e plantio simbólico de árvores por estudantes de escolas públicas e particulares.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou que as obras beneficiam outras regiões nas proximidades, como Vicente Pires e Taguatinga.

"Esse parque é um dos mais bonitos da cidade. A fauna e a vegetação são muito ricas e devem ser bem cuidadas"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

“Esse parque é um dos mais bonitos da cidade. A fauna e a vegetação são muito ricas e devem ser bem cuidadas. E agora ele ganha essa área que não era utilizada pela residência”, disse Rollemberg para celebrar a entrega.

Parte do terreno da Residência Oficial de Águas Claras foi cedida pelo governo para o parque, por meio de decreto assinado em 30 de junho deste ano.

Antes da transferência, o parque tinha cerca de 960 mil m².

A área agregada oferecerá uma nova via de acesso para as ruas internas de Águas Claras, que desafogará o trânsito na região. O projeto ainda é elaborado e orçado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF).

310 mil m²Área que passa a integrar o Parque de Águas Claras, que tinha cerca de 960 mil m²

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) fez estudos para nortear o planejamento, que aproveita a reserva natural, os bosques com frutíferas e os espaços verdes para áreas de acampamentos e piqueniques.

O diretor do instituto, Aldo Fernandes, afirmou que a área do parque é a única de Águas Claras que mantém a mata original do Cerrado.

Além disso, foram adicionadas uma ciclovia e coopervia de 3.416 metros que se somam às pistas já existentes no parque. Elas foram feitas com rotatórias e faixas de pedestres para evitar conflitos entre aqueles que caminham e os que pedalam.

A ciclovia e a coopervia fazem parte das obras diretas da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do DER-DF.

Hoje também foi reinaugurada a quadra de grama sintética de 620 metros quadrados que estava em reforma pelo Ibram havia dois meses, com custo de R$ 124.309 de compensação ambiental.

Para marcar a entrega, a 15ª Copa Infantil de Águas Claras, que ocorre neste sábado, terá as partidas no gramado, ao longo do dia.

Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos investiu R$ 245.275,68 para a instalação de 62 postes de aço curvo simples com 7,5 metros de altura e luminárias de LED de 80 watts.

Edição: Raquel Flores e Marcela Rocha

Galeria de Fotos

Parque de Águas Claras ganha mais 310 mil m²