10/12/2018 às 13:09, atualizado em 10/12/2018 às 17:14

Cidades Limpas inicia operação no Sudoeste nesta segunda (10)

A 54ª edição do programa atua até sexta (14) com foco no combate a ratos e pombos

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Cidades Limpas chegou à região do Sudoeste/Octogonal para combater vetores de doenças, como ratos, pombos e escorpiões. O lançamento ocorreu no estacionamento do Parque do Bosque nesta segunda (10).

O programa Cidades Limpas chegou à região do Sudoeste/Octogonal. O lançamento da ação aconteceu no estacionamento do Parque do Bosque nesta segunda (10).

O programa Cidades Limpas chegou à região do Sudoeste/Octogonal. O lançamento da ação aconteceu no estacionamento do Parque do Bosque nesta segunda (10). Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Até sexta-feira (14), o mutirão de limpeza coordenado pela Secretaria das Cidades promove uma grande operação.

A intervenção conta com o apoio da Secretaria de Saúde, que mapeou pontos considerados críticos, todos em área comercial, como na Quadra 302.

O secretário das Cidades, Marcos Dantas, ressaltou a importância do programa. “Essa é uma ferramenta importante tanto no apoio à segurança, quanto à saúde pública. O foco é na prevenção”, enfatiza.

A equipe da Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, também atua com ações divididas em três etapas: educação, captura e controle. Na primeira, o objetivo é sensibilizar os comerciantes a manterem os contêineres sempre fechados, além de descartar restos de comida em recipientes apropriados.

Os clientes serão orientados a não alimentar os pombos. O segundo passo será capturar escorpiões. Por fim, serão aplicados raticidas perto das lixeiras, onde costumam aparecer infestações.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A aplicação de controle químico pode ocorrer em até seis sessões com intervalos de acordo com a avaliação do responsável técnico. As medidas de prevenção evitam a proliferação de ratos, principalmente o acondicionamento adequado de resíduos alimentares.

Os roedores são responsáveis pela transmissão da leptospirose, causada pela bactéria leptospira, presente na urina do animal. A concentração de ratos é maior em locais onde há lixo mal acondicionado, ração para animais e comidas expostas.

Em 2018, a Secretaria de Saúde registrou seis casos da doença, mesma quantidade do ano passado. A pasta enfatiza que o trabalho de combate a roedores é contínuo.

[Numeralha titulo_grande=”(61) 2017-1344 ou 99287-6635″ texto=”Telefones para solicitar inspeção da Diretoria de Vigilância Ambiental” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os moradores ou pedestres que observarem infestações de ratos devem informá-las à Diretoria de Vigilância Ambiental pelos telefones (61) 2017-1344 ou 99287-6635 ou falar com a Ouvidora da Saúde, pelo Disque 160, para solicitar inspeção.

Além desse trabalho, a força-tarefa seguirá com as demais melhorias no ambiente urbano, como remoção de entulhos, tapa-buracos, podas de árvores e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Essa operação conta com cerca de 120 trabalhadores de 12 órgãos do governo de Brasília.

Criado há dois anos, o programa Cidades Limpas busca revitalizar todas as cidades do DF, com o apoio de mais de 20 órgãos do Executivo local. Além das ações de urbanização, zeladoria e limpeza, as equipes sensibilizam a população em relação aos cuidados com a manutenção das melhorias nos locais.

Edição: Marcela Rocha