11/12/2018 às 14:45, atualizado em 11/12/2018 às 14:55

Jovens de Samambaia recebem comissão diplomática dos Estados Unidos

Visita faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas. Apresentação do coral e do grupo de teatro do CEF 404 fizeram parte do encontro que promove intercâmbio cultural

Por Gabriella Julie, da Agência Brasília

Representantes da Embaixada dos Estados Unidos foram recebidos no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 404 de Samambaia, na manhã desta terça-feira (11).

Representantes da Embaixada dos Estados Unidos foram recebidos no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 404 de Samambaia, na manhã desta terça-feira (11).

Representantes da Embaixada dos Estados Unidos foram recebidos no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 404 de Samambaia, na manhã desta terça-feira (11). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Com apresentações teatral e de dança, os alunos mostraram parte da cultura brasileira aos visitantes.

O encontro foi o segundo contato dos estudantes com a comissão diplomática americana. Em novembro, cerca de 30 jovens do sétimo ano estiveram na embaixada para conhecer de perto a cultura do país.

Na recepção, o coral da instituição apresentou os hinos do Brasil e dos Estados Unidos. A expressão corporal do projeto Pulsada Popular, que passeia por ritmos brasileiros, com a apresentação do espetáculo O auto do boi estrelado, também foi destaque da programação. O número nordestino foi ensaiado ao longo do semestre.

[Olho texto='”A escola também está de portas abertas”‘ assinatura=”Maira Oliveira, aluna do sétimo ano do CEF 404″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A estudante Maira Oliveira, do sétimo ano, disse, em nome da instituição e dos colegas, que a escola também está de portas abertas. “Essa é uma grande oportunidade, que enriquece a nossa cultura e o aprendizado. A experiência abre nossos horizontes para além das fronteiras físicas”, agradeceu.

A diretora de programas de língua inglesa da representação americana no Brasil, Jennifer Uhler, ressaltou a oportunidade de ter relação com a comunidade. “É impressionante ver o teatro, a música e os professores que gostam de estar aqui e se doam”.

O encontro é parte do programa Embaixadas de Portas Abertas, que proporciona aos estudantes intercâmbio cultural por meio de visitas a embaixadas. Na iniciativa, as autoridades dos países visitados também são recepcionados nas escolas.

A colaboradora do governo de Brasília,  Márcia Rollemberg, destacou a vocação da cidade para acolher diversas culturas. “A proposta é que a gente tenha uma cidade cidadã, que os alunos possam ocupar os espaços e ter acesso ao conhecimento. São 135 embaixadas em Brasília, temos o mundo aqui”.

O programa Embaixadas de Portas Abertas

O Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017.

A iniciativa é uma parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.

As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

Centro de Ensino Fundamental 404

Inaugurado em dezembro de 1988, o CEF 404 é a primeira escola de Samambaia. Inicialmente voltada para atender alunos da 1ª a 4ª série, hoje a instituição conta com cerca de 1,7 mil alunos do ensino fundamental regular, além de mais de 500 na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Edição: Marcela Rocha