18/12/2018 às 19:43, atualizado em 19/12/2018 às 10:28

Publicações da Codeplan abordam sustentabilidade e inovação 

Últimas edições da revista Brasília em Debate já estão disponíveis no site da empresa. O lançamento aconteceu nesta terça (18) na sede da companhia

Por Da Agência Brasília

“Os temas são importantes e remetem os olhares para o futuro do Distrito Federal”, destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Plano Central (Codeplan), Lucio Rennó.

“Os temas são importantes e remetem os olhares para o futuro do Distrito Federal”, destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Plano Central (Codeplan), Lucio Rennó.

“Os temas são importantes e remetem os olhares para o futuro do Distrito Federal”, destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Plano Central (Codeplan), Lucio Rennó. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A declaração foi feita durante o lançamento da 19ª e 20ª edições da revista Brasília em Debate, nesta terça-feira (18), na sede da Codeplan. Sustentabilidade e inovação nortearam as publicações.

[Olho texto='”Os temas das últimas edições são importantes e remetem os olhares para o futuro do Distrito Federal”‘ assinatura=”Lucio Rennó, presidente da Codeplan” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Edição nº 19: Sustentabilidade 

Em entrevista, a presidente do Serviço de Limpeza (SLU), Kátia Campos, detalha a transferência do lixão da Estrutural para o novo aterro sanitário, em Samambaia. “Um processo longo que precisou de mais de 400 reuniões com catadores”, relata.

Investimentos, projetos e parcerias implantadas na coleta, transporte e tratamento de recicláveis no DF são descritos para esclarecer a política de resíduos sólidos.

A 8ª Edição do Fórum Mundial da Água, que aconteceu pela primeira vez no Hemisfério Sul, também é pauta da edição nº 19. O evento   mobilizou público recorde de mais de 105 mil pessoas entre 17 e 23 de março de 2018.  As discussões atraíram 12 chefes de Estado, 134 parlamentares e 70 ministros de 56 países. A cobertura foi feita por 1.968 profissionais de imprensa, sendo 150 deles estrangeiros.

O diretor da Codeplan, Aldo Paviani, publicou artigo sobre a cristalização de estruturas urbanas e as desigualdades socioeconômicas nas Regiões Administrativas do DF.

Edição nº 20: Inovação na gestão pública

Inovação na gestão pública do DF e do Brasil, como exemplos para melhorar o serviço público, são o foco dessa edição.

Os artigos tratam dos desafios nos setores tecnológicos, educacionais e sociais como forma de produção e propagação de conhecimentos que contribuam com o desenvolvimento sustentável.

“O objetivo é consolidar um apanhado de experiências úteis para repensar o Estado e seu papel no século XXI”, disse Renó.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) é ressaltado pelo ensino inovador, por meio da construção coletiva dos diferentes saberes e pela aproximação entre a academia e o mundo do trabalho.

Em entrevista, o secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Thiago Jarjour, discorre sobre os avanços na área de inovação e tecnologia do DF, com destaque para a implantação do polo de tecnologia e a realização de duas edições da Campus Party, considerada a maior experiência tecnológica do mundo.

As duas revistas estão disponíveis para leitura no site da Codeplan: http://www.codeplan.df.gov.br/brasilia-em-debate/

Edição: Marcela Rocha