27/12/2018 às 15:31, atualizado em 27/12/2018 às 15:37

Qualifica Mais Brasília certificou mais de 25 mil pessoas

Programa ofereceu 30 cursos de qualificação gratuitos em duas edições, de 2016 a 2018

Por Da Agência Brasília

Desde a primeira etapa do programa Qualifica Mais Brasília, em 2016, mais de 25 mil pessoas conseguiram se formar. Elas integram a lista dos 69.085 que se inscreveram para as capacitações.

[Olho texto='”A plataforma de ensino é dinâmica e possibilita aprender de forma simples e fácil”‘ assinatura=”Rayane da Costa Alves Feitosa, aluna do curso de assistente administrativo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os cursos são oportunidade para quem deseja ter uma profissão ou se reciclar. Com esse objetivo, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos lançou a profissionalização a distância, com aulas gratuitas.

Rayane da Costa Alves Feitosa mora em Valparaíso (GO) e conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada dois meses após concluir a modalidade de assistente administrativo. “A plataforma de ensino é dinâmica e possibilita aprender de forma simples e fácil”, comemora a aluna.

As aulas também atendem pessoas já empregadas que buscam qualificação. É o caso da assistente administrativo Andrea da Silva Campos, que concluiu telemarketing.

“O curso me atualizou na profissão e incrementou meu currículo”, ressaltou a moradora do Guará. Ela disse que só pôde fazê-lo porque o programa é gratuito.

Etapas do Qualifica Mais Brasília

A primeira etapa do Qualifica Mais Brasília (2015-2016) formou 11.459 pessoas, e a segunda (2017-2018), 13.965. No total, foram oferecidos 30 cursos com duração de 40 ou de 160 horas.

As opções são divididas em três módulos de acordo com o perfil: os que almejam uma posição no mercado de trabalho; os que estão empregados e querem se atualizar; e os que desejam empreender.

Após a conclusão, os formados participam de palestras voltadas à recolocação profissional e são encaminhados para as vagas disponíveis nas agências do trabalhador do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria do Trabalho, cerca de 35% dos que terminaram algum curso entraram no mercado de trabalho.

O Qualifica Mais Brasília foi instituído pela Resolução nº 201 do Conselho do Trabalho do DF, de 26 de março de 2010. A partir de 2015, passou por reformulação, que resultou na primeira etapa do programa em 2016.

A segunda fase foi encerrada em maio deste ano. Ainda não há previsão para a terceira edição.

Edição: Marcela Rocha