22/01/2019 às 16:36, atualizado em 23/01/2019 às 17:08

Rodovia DF-285 será asfaltada

Governador Ibaneis assina ordem de serviço para licitação das obras e inaugura ginásio de esporte no PAD-DF. Ações fazem parte do SOS DF Rural

Por Agência Brasília

A luta dos produtores rurais pelo asfaltamento da DF-285 está chegando ao fim. Na manhã desta terça-feira (22), durante lançamento do programa SOS DF Rural, o governador Ibaneis Rocha assinou ordem de serviço para licitação das obras de pavimentação, no trecho do KM 6 até o entroncamento com a DF-100. São 13 quilômetros de asfalto e a expectativa é de concluir todo trabalho até dezembro. Na iniciativa, o GDF investe R$22,5 milhões.

[Olho texto='”O Brasil precisa enxergar o agronegócio com um olhar especial, porque em momentos de crise, é ele que pode ajudar e muito a esquentar a economia”‘ assinatura=”Ibaneis Rocha, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O Brasil precisa enxergar o agronegócio com um olhar especial, porque em momentos de crise, é ele que pode ajudar e muito a esquentar a economia”, declarou o chefe do Poder Executivo.

Além do anúncio, Ibaneis entregou à comunidade rural do PAD-DF um ginásio de esportes com quase 2 mil metros quadrados, quadra poliesportiva, sanitários/vestiários, estacionamento e palco para a realização de eventos. Segundo ele, o governo está estudando linhas diferenciadas de crédito e financiamento junto ao BRB e ações imediatas de cuidado com toda a área rural do DF.

“Vamos beneficiar todas as regiões agrícolas. Levando para o campo educação, saúde, segurança e infraestrutura para que as pessoas que vivem aqui tenham paz e possam produzir cada vez mais, gerando emprego e renda”, afirmou o governador.

As ações emergenciais do SOS DF Rural abrangem reparo de estradas; serviços de roçagem, capina; coleta de lixo e entulho; podas de árvores; revitalização de Pontos de Encontro Comunitário (PECs); e pequenas reformas. As duas primeiras regiões a receberem as medidas são Planaltina e Paranoá.

Região Metropolitana do DF e Entorno

Durante visita à área rural do PAD-DF, o governador Ibaneis destacou ainda a importância da medida provisória, que criou a Região Metropolitana de Brasília, aprovada no final do ano passado. “Foi um passo importante para ajudar no desenvolvimento desse local”, comentou.

A Região Metropolitana de Brasília é formada por 19 municípios de Goiás, 3 de Minas Gerais e o Distrito Federal. Segundo o governador, com a criação da região ficará mais fácil a destinação de recursos federais. “Em breve, quero fazer um encontro com todos os prefeitos para que possamos então construir juntos uma legislação comum que permita resolver os problemas, principalmente de segurança e saúde, de forma definitiva”, afirmou.

O chefe do Executivo disse que está preparando um projeto de lei para regulamentar a medida provisória. “O texto já está sendo construído para encaminharmos à Câmara Legislativa. Precisamos ter isto logo na mão para podermos ajudar mais. A região do PAD-DF, por exemplo, tem alta produtividade e pode ser um grande polo de produção e turismo do Brasil. O que é importante demais na geração de empregos”, avaliou.