30/01/2019 às 21:39, atualizado em 30/01/2019 às 21:41

Crimes contra a vida e contra o patrimônio caem 17% em janeiro

Resultado é fruto do SOS DF Segurança que reabriu delegacias, colocou mais policiais nas ruas e fortaleceu o trabalho integrado entre as forças de segurança e outros órgãos de governo

Por Agência Brasília

Em um mês, o SOS DF Segurança foi responsável por uma queda de 17% nos crimes contra a vida e também contra o patrimônio no Distrito Federal. Com um conjunto de medidas de impacto, o Governo de Brasília consegue, aos poucos, resgatar a sensação de segurança dos moradores da capital.

Em janeiro do ano passado, houve 35 homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte em todo o DF. Em janeiro deste ano ocorreram 29 ocorrências dos crimes contra a vida.

São seis crimes classificados como crimes contra o patrimônio: roubo de veículos, roubo a pedestres, roubo a coletivo, roubo a residência, roubo a comércio e furto em veículo. No primeiro mês de 2018, ocorreram 3.936 ocorrências destes crimes. Número que caiu para 3.263 em janeiro de 2019.

[Numeralha titulo_grande=”SOS DF Segurança” texto=”Reabriu, de imediato, duas importantes delegacias. A 19ª DP, em Ceilândia, que atende o Sol Nascente, e a 11ª DP, no Núcleo Bandeirante, estavam funcionando das 9 às 19 horas e passaram a funcionar em tempo integral” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os bons resultados foram alcançados graças ao fortalecimento do trabalho integrado entre as forças de segurança e outros órgãos de governo. E também a um trabalho estratégico das forças de segurança. “Não tenho homens para colocar em cada esquina. Então distribuímos os policiais por manchas criminais, onde acontece o maior número de crimes”, explica o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

De imediato, o SOS DF Segurança reabriu duas importantes delegacias. A 19ª DP, em Ceilândia, que atende o Sol Nascente, e a 11ª DP, no Núcleo Bandeirante, estavam funcionando das 9 às 19 horas e passaram a funcionar em tempo integral.

Outra medida importante alcançada pelo Governo do Distrito Federal foi a aprovação da lei que instituiu a gratificação de serviço voluntário para policiais que se proponham a trabalhar no período de folga e a criação de cargos para que policiais aposentados voltem à ativa. A proposta é que todas as 13 delegacias que ainda funcionam parcialmente atendam 24 horas por dia.

O SOS DF Segurança foi reforçado ainda com a assinatura do Decreto nº 39.627, no dia 11 de janeiro, pelo governador Ibaneis Rocha, que aumentou a gratificação por serviço voluntário de policiais militares de R$ 300 para R$ 400. O serviço é prestado durante o período de folga. A medida vai reforçar o efetivo nas ruas do Distrito Federal.

“Ampliamos e melhoramos o serviço da segurança pública. Para isso, aumentamos o valor das gratificações e pudemos trazer mais policiais para as ruas. Os resultados positivos já estão aparecendo”, diz Anderson Torres.

Operações policiais

No primeiro dia após tomar posse, o secretário de Segurança Pública comandou, pessoalmente, o início da Operação Prioridade, ao lado da comandante-geral da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Sheyla Sampaio. As ações aconteceram em Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Brasília, Taguatinga, Recanto das Emas, Paranoá e Gama.

A Operação realizou até agora 2,2 mil revistas pessoais e 2,3 mil veículos abordados. O trabalho policial resultou em 32 prisões em flagrante, seis armas apreendidas, 13 ocorrências de apreensões de drogas, num total de 25 termos circunstanciados e 120 ocorrências registradas. As ações se estenderão por cerca de dois meses e alcançarão todas as regiões administrativas do Distrito Federal.