30/01/2019 às 17:12, atualizado em 30/01/2019 às 17:22

Educação oferece 11,7 mil vagas remanescentes

Resultado será divulgado às 18h. Um total de 8,5 mil estudantes ainda terão que esperar por uma vaga até 7 de fevereiro

Por Agência Brasília*

 

O resultado das inscrições para vagas remanescentes das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal será divulgado nesta quarta-feira (30), no site da Secretaria de Educação, a partir das 18h. Os alunos contemplados deverão efetivar a matrícula nas escolas onde conseguiram as vagas nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Caso não haja a efetivação no período indicado, o estudante perderá a vaga.

Este ano, foram ofertadas 11,7 mil vagas remanescentes para novos estudantes. Houve, no entanto, um recorde de inscritos. O total de inscrições chegou a quase 20 mil, aproximadamente 8,5 mil a mais que o esperado.

[Numeralha titulo_grande=”1.752″ texto=”É o número de vagas oferecidas pela Regional de Ensino de Ceilândia” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Educação garante que todos serão contemplados. Para alocar esses novos alunos, a SEEDF acionou as 14 coordenações regionais de ensino para abrirem vagas nas escolas que ainda dispõem de espaço para a abertura de turmas. Até o dia 7 de fevereiro, serão abertas vagas suficientes para contemplar os 8,5 mil estudantes a mais.

Até o ano passado, quem não era contemplado tentava conseguir a vaga diretamente nas escolas. A Secretaria de Educação não conhecia esse número e não conseguia fazer um planejamento que gerasse conforto aos estudantes, pais e responsáveis que tentavam uma vaga diretamente nas escolas. Agora o processo foi totalmente informatizado e a secretaria tomou conhecimento antecipado do número de estudantes que não conseguiram uma das vagas remanescentes. Estes estudantes só precisam esperar pelo novo resultado.

Atendimento

Hoje, duas mensagens serão divulgadas: uma dirigida àqueles contemplados agora e outra para quem terá que aguardar até 7 de fevereiro. A primeira mensagem será “contemplado” e conterá o nome da escola na qual o estudante atendido estudará. A partir daí ele pode procurar a escola para efetivar a matrícula.

A segunda mensagem será “em processamento – aguardar novo resultado no dia 7 de fevereiro”. Basta aguardar e acessar o site da Secretaria em 7 de fevereiro. As matrículas para esses alunos deverão ser efetivadas no dia 8 e 11 de fevereiro na unidade escolar na qual foram contemplados. Exatamente 8.512 estudantes serão contemplados no próximo dia 7.

Ceilândia é a regional de ensino que vai abrir mais vagas. São 1.752, 650 delas na Educação Infantil. Embora exista equilíbrio entre as etapas de ensino, a Educação Infantil é a que vai abrir mais vagas: 2.398. Os anos iniciais do Ensino Fundamental 2.218 e os finais, 2.218. No Ensino Médio, apenas 1.360 vagas serão abertas.

*Com informações da Secretaria de Educação