31/01/2019 às 17:15, atualizado em 31/01/2019 às 18:10

Hospital da Criança entra no SOS DF Saúde

Unidade vai realizar mais de 500 cirurgias pediátricas a partir de 1º de fevereiro. Pacientes já passaram por avaliação em consultas ambulatoriais

Por Agência Brasília

A partir desta sexta-feira (1º de fevereiro), o Hospital da Criança de Brasília (HCB) vai realizar mais de 500 cirurgias pediátricas em crianças e adolescentes de até 18 anos do Distrito Federal e Região Metropolitana. Com essa ação, o Hospital da Criança entra no SOS DF Saúde, que já realizou 5.203 operações nos hospitais da rede pública de saúde.

Entre os 508 procedimentos cirúrgicos previstos estão 420 cirurgias diversas, como correção de hérnias e fimose, além de 20 cirurgias urológicas (aparelho urinário), 16 neurocirurgias, oito cirurgias oncológicas, 16 cirurgias torácicas, 28 cirurgias dermatológicas.

Os pacientes foram encaminhados ao Hospital da Criança pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde do DF. Eles já foram avaliados por cirurgiões pediátricos em consulta ambulatorial no HCB. O grupo que será operado foi classificado por níveis de prioridade, que consideram a urgência para a realização do procedimento. A mobilização respeitará essa ordem de priorização.

Cirurgias

As cirurgias serão realizadas de segunda a sábado. Para acelerar o preparo da sala cirúrgica, entre um procedimento e outro, serão destacadas equipes exclusivas de montagem e limpeza de salas. O HCB está estruturando, ainda, uma equipe assistencial dedicada para a admissão das crianças com conferência prévia de documentação exigida para a cirurgia, como exames e termos de consentimento, conferência de tempo de jejum, auxílio na troca de roupas e retirada de adornos.

Para dar maior segurança ao processo, as crianças com cirurgias agendadas para os primeiros horários da manhã serão internadas no dia anterior. Aquelas que tiverem suas cirurgias finalizadas no final da tarde/início da noite também ficarão internadas para alta no dia seguinte.