07/02/2019 às 16:26, atualizado em 07/02/2019 às 18:37

Cidade limpa, bonita e bem-cuidada

Operação SOS DF intensifica ações de roçagem e podas de árvore, mobilizando cerca de 800 colaboradores ligados ao Departamento de Parques e Jardins da Novacap

 

Por Agência Brasília

Operação SOS DF planta flores próximo ao Palácio do Buriti. Foto: Novacap

 

O Governo do Distrito Federal segue em ritmo acelerado com as ações da Operação SOS. Após quebrar recorde de produção de asfalto e manutenção de vias, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) chegou ao fim do primeiro mês de 2019 com o recorde de 8.645 podas de árvores realizadas e cerca de 152 milhões de m² de mato alto cortado, o que equivale a 18,5 mil campos de futebol.

Se comparado com 2018, são 22 milhões de m² a mais de área roçada, o que significa mais saúde, conforto e segurança para a população da cidade.

O diretor-presidente da Novacap, Daclimar Castro, destaca a agilidade de sua equipe na obtenção dos bons resultados aferidos em janeiro: “A Novacap é uma empresa vocacionada a cuidar de Brasília. Esse espírito é mantido com o trabalho de cada um de nossos servidores que, de sol a sol, cumprem essa tarefa com muito empenho”.

Além dos serviços de poda e corte de mato, a companhia também é responsável pela manutenção dos canteiros ornamentais. Esse serviço estava sendo realizado, desde 2017, em apenas 20% dos canteiros do DF, localizados no Eixo Monumental e próximos aos prédios da administração pública federal e local.

Neste mês, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap voltou a atuar na manutenção de 100% dos canteiros. “É importante que a população saiba que o serviço está sendo retomado, sem desconsiderar que o uso racional dos recursos hídricos ainda é prioridade”, explica Raimundo Silva, chefe do DPJ. “Por isso, estão sendo plantadas espécies resistentes à seca, característica do clima de Brasília”. A Novacap também é responsável por toda a produção das mudas de flores e árvores que embelezam a cidade.

Colaboradores

Ao todo, cerca de 800 pessoas trabalham no DPJ diretamente com a manutenção das áreas verdes. Entre essas, estão os colaboradores dos programas sociais dos quais a Novacap faz parte, como a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), que emprega jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social em diversas empresas públicas e privadas do país.

Também fazem parte do quadro de colaboradores participantes encaminhados pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), que realizam trabalhos de limpeza, conservação e manejo de sementes e mudas. “A responsabilidade social é uma marca da Novacap”, resume Daclimar Castro. “Desde sua fundação a empresa está voltada ao bem-estar da cidade. Auxiliar no crescimento profissional e na reinserção social dos cidadãos é mais que uma campanha ou ação temporária, faz parte de nossa história como empresa pública.”

Período de chuvas

O trabalho de poda e erradicação de árvores é constante. Em todo o DF existem mais de 5,5 milhões de árvores, entre essas, aproximadamente 1 milhão no Plano Piloto. Em janeiro, a Novacap efetuou 236 supressões – serviços de poda e erradicação em árvores que corriam risco de queda.

Mesmo com o serviço preventivo, durante temporais como o ocorrido nesta terça-feira (5) nas regiões de Samambaia, Águas Claras e Guará, ainda há risco de quedas. Nesses casos, equipes de plantão da Novacap se dirigem ao local para recolher as árvores e galhos caídos e desobstruir as ruas e edificações que possam ter sido atingidas.

Todo o lixo verde e galhadas recolhidas são triturados e transformados em compostagem, que retorna para as áreas verdes em forma de adubo, a ser utilizado no plantio de árvores e mudas de flores.

Confira abaixo as ações do SOS DF Obras:

Relatório diário

Roçagem

Varrição