08/02/2019 às 08:51, atualizado em 08/02/2019 às 16:05

Eleições aprovam gestão compartilhada no CE 7 de Ceilândia

Pais, alunos e professores participaram do processo eletivo, que resultou na aprovação da proposta com 58,76%. Outras três escolas públicas também concordaram com a medida

Por Agência Brasília

A comunidade escolar do Centro Educacional 7 de Ceilândia decidiu, na noite de ontem (7), em votação, adotar a gestão compartilhada na unidade. A proposta venceu com 58,46% dos votos válidos. Participaram do processo eletivo 631 pessoas, entre pais, alunos e professores. “Venceu a democracia e prevaleceu o desejo da comunidade escolar”, afirmou a diretora do colégio, Adriana Rabelo.

Outras três escolas já haviam aprovado as mudanças: Centro de Ensino Fundamental 1 da Estrutural, o Centro de Ensino Fundamental 3 de Sobradinho e o Centro de Ensino Fundamental 308 do Recanto das Emas.

As quatro servirão de projeto-piloto. Todas experimentarão uma nova administração escolar, que será feita em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Se houver avanços, a Secretaria de Educação quer ampliar a proposta para pelo menos outras 36 escolas públicas.

Modelo é diferente dos colégios militares

Mauro Oliveira, assessor especial da Secretaria de Educação explica que a comparação do projeto de gestão compartilhada com o modelo militar é equivocada. Para ele, há pelo menos duas diferenças bem distintas. “Nos colégios militares, o acesso é realizado por meio de processo seletivo e o pedagógico é próprio deles. Na gestão compartilhada, isto não acontece. O ingresso dos alunos continua por sorteio e o projeto pedagógico é o mesmo em toda rede pública”, detalha.

Segundo Oliveira, a gestão compartilhada vai desafogar o diretor das questões administrativas. “Eles ficarão concentrados na área pedagógica. A parte administrativa e disciplinar ficará sob o comando de um policial ou bombeiro militar”, afirma. Segundo a proposta, no contraturno, os alunos poderão participar de aulas de esportes e musicalização.

Aplicativo de celular para pais de alunos

Os pais ou responsáveis dos estudantes das quatro escolas, que participam do projeto de gestão compartilhada, terão acesso a um aplicativo de celular para ajudar no acompanhamento da vida escolar dos filhos.

O APP foi cedido pelo governo de Goiás para a Secretaria de Educação do DF. Nele, serão disponibilizados os dados do estudante, comunicados internos, horários de entrada e saída, faltas, ocorrências, advertências ou elogios e ainda o boletim escolar.

Para reforçar esse acompanhamento, também está previsto a distribuição de agendas físicas. “Estamos produzindo essas agendas para que todas as famílias, até mesmo aquelas que não têm acesso ao aplicativo, possam participar do processo de desenvolvimento escolar dos estudantes”, afirma Mauro Oliveira.

 

Com informações da Secretaria de Educação