13/02/2019 às 07:52, atualizado em 13/02/2019 às 08:22

GDF vai cadastrar e treinar 500 ambulantes para o pré-Carnaval 2019

Ação, em parceria com a Ambev, vai orientar profissionais sobre segurança e a venda de bebidas alcoólicas durante a programação oficial da folia em Brasília

Por Agência Brasília

Vendedores ambulantes interessados em trabalhar nos blocos de carnaval de Brasília em 2019 devem se inscrever no sorteio para obter autorização. O edital foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (13).

Serão sorteadas autorizações para 500 profissionais do tipo ambulante fixo (barracas) e caixeiro fixo (não saem do lugar com o isopor), sendo 250 vagas para cada categoria.

A licença permite que eles trabalhem nos blocos de rua estabelecidos no edital, que acontecem nos fins de semana de 16 a 24 de fevereiro.

Os interessados deverão comparecer no atendimento da Subsecretaria de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades, da Secretaria Adjunta das Cidades, no Estádio Mané Garrincha, Portão 5, nos dias 14 e 15 de fevereiro, das 9h às 17h, para atualização cadastral, preenchimento de requerimento e entrega dos documentos, com o intuito de participação no sorteio das vagas.

É preciso apresentar:
· 2 fotos 3×4 atuais
· RG
· CPF
· Certificado de microempreendedor individual (MEI)
· Comprovante de residência atual em nome do requerente

O sorteio ocorrerá na sexta-feira (15), às 10h, no mesmo espaço da Secretaria das Cidades, responsável pelas licenças. A presença do ambulante é obrigatória para que os contemplados possam participar do sorteio e pegar as autorizações.

Em seguida, no mesmo dia, os ambulantes passarão por um treinamento feito em parceria com a Ambev e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Entre os assuntos abordados, dicas de segurança sobre cuidados com mangueiras de gás e como trabalhar com vidro, espetos e outros materiais que possam virar arma.

Já um palestrante da Ambev dará orientações para que os profissionais não vendam bebidas alcoólicas para menores de idade, sobre a importância do consumo consciente e dos perigos de beber e dirigir.

Segundo o secretário adjunto das Cidades, Gustavo Aires, a ação é importante para organizar a festa da cidade e manter os ambulantes como parceiros na conscientização do consumo responsável do álcool. “O cadastramento será prático e de fácil entendimento para os cidadãos que só querem trabalhar de forma correta. E o treinamento serve para incentivar os ambulantes a serem disseminadores das boas práticas”.

A empresa também dará para cada ambulante um kit Ambev com credencial, ombrelone, colete de ambulante credenciado, precificadores e caixa de isopor.

Para cada dia de trabalho nos blocos, o vendedor deverá pagar R$ 0,67 por metro quadrado ocupado. O valor é pelo uso de área pública.

Serviço:
Cadastro para sorteio de ambulantes do pré-Carnaval 2019
Data: 14 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 9h às 17h
Sorteio e entrega das autorizações: 15 de fevereiro (sexta-feira), às 10h, no Portão 5 do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha — Setor de Recreação Pública Norte