14/02/2019 às 13:11, atualizado em 12/07/2019 às 16:51

Defesa Civil faz prevenção na Barragem do Paranoá

Governo orienta moradores sobre procedimentos a serem adotados em caso de emergência

Por Agência Brasília *

A Defesa Civil do Distrito Federal está visitando as famílias das imediações da Barragem do Lago Paranoá para orientar sobre os procedimentos a serem adotados em caso de alerta de anormalidade com a barragem. Vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), a Defesa Civil está conversando e tirando dúvidas dos moradores. O trabalho é preventivo e vem sendo realizado desde o início da semana em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB).

“A prevenção é sempre a melhor solução”, destaca o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. “Quando não consegue evitar o acidente, ela minimiza os prejuízos. Em tragédias como aquelas a que assistimos em Mariana e Brumadinho (MG), a maior preocupação é sempre com a vida das pessoas”.

Dez técnicos da Defesa Civil têm conversado com as famílias no raio de dez quilômetros a partir Barragem, o que engloba o Núcleo Rural Boqueirão e Paranoá. O perímetro foi definido a partir do mapa de inundação fornecido pela CEB, em caso de acidente.

[Olho texto=”“A prevenção é sempre a melhor solução”” assinatura=”Anderson Torres, secretário de Segurança Pública do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Testes

“O objetivo desse trabalho é divulgar o nível segurança da barragem, treinar a comunidade e instituições sobre como deverão atuar em caso de emergência”, explicou o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

Na próxima segunda-feira (18), às 15h, serão realizados testes na sirene, que é acionada em casos de emergência. O objetivo é verificar se o alerta pode ser ouvido a cada dois quilômetros, até a distância de dez quilômetros da Barragem. “Queremos saber se há necessidade da instalação de outras sirenes para realizarmos um simulado, que somente será marcado após aferirmos a efetividade do equipamento”, completou o subsecretário.

Após os testes, a Defesa Civil fará uma reunião com a comunidade local e apresentará pontos de encontro, às margens direita e esquerda do rio São Bartolomeu, onde os moradores estarão seguros em caso de rompimento da Barragem.

 

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF