21/02/2019 às 11:11, atualizado em 12/07/2019 às 16:55

Estrutural celebra 15 anos nesta sexta (22)

Moradores comemoram a chegada das ações do SOS DF e da gestão compartilhada ao Centro Educacional 1

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Uma das mais novas regiões administrativas do Distrito Federal, a Estrutural está debutando. Criada oficialmente em 2004, a cidade celebra 15 anos nesta sexta (22). E iniciou 2019 com novidades que vão melhorar a qualidade de vida da população. Entre elas, destacam-se a gestão compartilhada em uma das sete escolas públicas locais e várias ações do programa SOS DF carro-chefe do governo que oferece uma série serviços emergenciais de reparo.

“Ver que o governo tem atenção com a Estrutural é bom demais”, elogia a dona de casa Ana Carvalho, que mora na cidade com a família há pouco mais de cinco anos. “Gosto demais daqui. Foi na Estrutural que encontrei uma profissão. É onde meus filhos estudam e onde a gente ganha a vida”.

Dona Ana está inserida nos programas de baixa renda do GDF. Ela, um de seus filhos e duas noras são alunos do curso de corte e costura da Fábrica Social. “Aqui eu encontro a alegria”, conta. “Todos os dias, quando venho para cá, já acordo feliz e disposta. Agora, então, que estou costurando as blusas do Centro 1, me sinto importante. ”

A filha mais nova dela, Sara, está cursando o sexto ano no mais novo colégio da Polícia Militar – o Centro Educacional n º1, onde foi introduzido o ensino com gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública. “Estamos adorando ver que Sara está segura e estudando lá. Quando soubemos que os militares iriam para lá, comemoramos”, ressalta.

Para dona Ana, as mudanças com a gestão compartilhada estão refletindo até fora do colégio. “Todo mundo sabe que lá agora está só ‘o ouro’. A presença dos policiais traz mais segurança não só para os alunos, mas também para o comércio e moradores ali de perto. ”

Reforço 

Com uma população estimada em 45 mil moradores, a Estrutural tem como principal atividade econômica o comércio, distribuído ao longo das avenidas Luiz Estevão, Deputado José Edmar e 9 de Julho. São mais de dois mil estabelecimentos. “Os empresários movimentam a economia local e não podem ficar esquecidos”, lembra o administrador regional da cidade, Germano Leal. “Estamos trazendo todos eles, ouvindo as demandas e priorizando ações de reforço na iluminação e segurança. ”

No início deste mês, as ações do SOS DF marcaram presença na Estrutural. Foram executados serviços como poda de árvores, recolhimento de entulho, varrição, além da instalação de novos pontos de luz elétrica. Segundo Germano, o programa ainda vai ativar duas etapas importantes na cidade, em março e abril.

“Vamos seguir recolhendo entulhos, a Novacap vai trazer a operação tapa-buraco e a CEB vai continuar reforçando a iluminação de alguns pontos mais sensíveis, ou seja, queremos dar uma cara nova para que a população se sinta melhor”, antecipa Leal.

No cronograma, o administrador também contabiliza a entrega de um novo posto de saúde. “Já está pronto”, informa. “Vai funcionar no antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). ”

Comemorações

Neste fim de semana, a Estrutural estará em festa. A administração regional prepara uma programação especial, com direito a cursos de capacitação, corte de bolo, shows, praça de alimentação, pintura de rosto e torneios de futsal e vôlei.

Na sexta-feira (22), às 18h, as comemorações terão início com desfile de misses no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), localizado na Área Especial 9. Já no sábado (23), das 8h30 às 14h, a comunidade poderá participar das oficinas de youtuber, produção de vídeo; formação para DJs; criação de aplicativos; filmagem e fotogra?a pelo celular e, ainda, inclusão digital (curso básico de Word, Excel, montagem de blogs e sites). As inscrições, antecipadas, devem ser feitas na sede do conselho tutelar da cidade. As aulas acontecerão em tendas montadas na praça próxima à administração regional.

Às 10h30, começa o tradicional e esperado corte do bolo gigante. Na agenda cultural, haverá exibição de filmes e shows musicais. Às 14h30, entra em cena a Orquestra Reciclando Sons. Em seguida, quatro cantores gospel prometem agitar os palcos da festa. Também haverá apresentação de bancas de rap, hip hop, forró, pagode e sertanejo. A previsão é de que a festa se prolongue até as 23h.