22/02/2019 às 14:55, atualizado em 22/02/2019 às 19:11

Secretaria de Educação abre cinco mil vagas para aulas gratuitas de esporte

Alunos da rede pública de ensino podem se inscrever entre os dias 25 fevereiro e 14 de março. Sorteio definirá estudantes que começam as aulas imediatamente

Por Daniela Brito

Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Secretaria de Educação incentiva o esporte aos estudantes de escola pública, por meio do CID

 

A Secretaria de Educação abriu cinco mil novas vagas para o Centro de Iniciação Desportiva (CID). O projeto oferece aulas gratuitas de esporte aos alunos das escolas públicas, em 14 regiões administrativas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 25 fevereiro e 14 de março. As vagas serão definidas a partir de sorteio. Os contemplados terão uma semana para fazer a matrícula. As aulas começam imediatamente.

Atualmente, o CID atende cerca de oito mil estudantes no período matutino (8h às 12h) e vespertino (14h às 18h) às segundas, quartas e sextas-feiras. As atividades esportivas são realizadas no contraturno dos jovens, para não atrapalhar o calendário escolar.

As modalidades oferecidas pelo projeto são futsal, futebol de campo, handebol, voleibol, basquetebol, badminton, tênis de mesa, xadrez, judô, capoeira, luta olímpica, ginástica artística, ginástica rítmica, taekwondo, natação, atletismo e ciclismo.

Além dos benefícios à saúde, as atividades esportivas reduzem o risco de jovens e adolescentes cair na criminalidade e facilitam a inclusão social. “O CID é uma política pública que visa à democratização do esporte na escola e que permite a participação dos estudantes da rede pública em turmas de iniciação e aperfeiçoamento de diversas modalidades, além de seu envolvimento em competições, para identificar, formar e promover destaques esportivos”, diz Luís Maurício Montenegro Marques, gerente de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Educação.


Transformação
“Entre os alunos, temos muitos jovens que, às vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade. Com o esporte, eles conseguem transformar completamente suas vidas. Para mim, como educador, isso é fantástico”, afirma Adiel Carvalho, professor de voleibol do Centro de Iniciação Desportiva. Adiel leciona nas unidades do Plano Piloto, Cruzeiro e Recanto da Emas.

Esportistas de destaque, campeões brasileiros e até olímpicos já passaram pelo CID. Um deles é Caio Sena, medalhista de bronze nos 20 km da marcha atlética, nos Jogos Pan-americanos de 2015, em Toronto (Canadá) e no Campeonato Mundial de Atletismo, em 2017, em Londres (Inglaterra). Filho da terra, nascido em Sobradinho (onde faz questão de viver até hoje), Caio participou do programa dos 10 aos 18 anos de idade, período que considera essencial para sua formação no esporte.

“Foi no CID que descobri meu talento para a marcha atlética. Acho que, além de ser uma oportunidade de você conhecer seu talento e poder ser um atleta de alto rendimento, é uma ocupação para os jovens ficarem longe de confusão. Muitos aqui não foram campeões, mas se tornaram bons cidadãos. Esse é um projeto que me dá muito orgulho”, agradece.

Serviço:

Com a abertura de novas vagas, o CID atenderá até 13 mil alunos. A Secretaria de Educação pode aumentar o número, de acordo com a demanda. As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria: www.se.df.gov.br/ Acompanhe os locais que oferecem as modalidades e respetivos endereços em que o CID atende no link http://www.se.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/02/polos-cid_19fev19.pdf