23/02/2019 às 14:34, atualizado em 24/02/2019 às 07:17

SOS DF dá cara nova ao núcleo rural São José, em Planaltina

Liderada pela Secretaria de Agricultura, ação busca recuperar todas as etapas da estrada de terra do local

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Vinicius de Melo/Agência Brasília

O programa SOS DF promoveu uma grande ação neste sábado (23) no Núcleo Rural São José, em Planaltina. O trabalho, encabeçado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural busca recuperar todas as etapas da estrada de terra do local, em percurso de oito quilômetros.

Para o serviço foram utilizados 13 caminhões, um trator, duas patrolas e duas pás mecânicas do DER e da Novacap. O serviço de patrolamento e, principalmente, o de cascalhamento visa melhorar a trafegabilidade de vias não pavimentadas. Ao todo, 18 profissionais trabalharam no local.

Trabalho que vai melhorar as condições para as propriedades e famílias das redondezas, como pontua o agricultor Lourivaldo Alves da Costa, morador da região há cinco anos. “Muda muita coisa. A gente que mexe com produção agrícola sofre demais. Essas obras vêm em uma época boa para nos ajudar”, comenta.

Auxiliar de serviços gerais, Amaro Francisco de Sousa reside no núcleo rural há 30 anos. Para ele, é fácil destacar os benefícios. “Melhora bastante porque só passar a patrola não adianta, os carros vivem quebrando. Com o cascalho fica melhor para os carros trafegarem e escoar a produção”. Amaro lembra, também, que o serviço ajuda no transporte das crianças para a região bem como ao acesso ao posto de saúde e outros serviços.

O núcleo rural São José é formado por cerca de 60 propriedades. A produção de hortaliças é o mote de sustentação dos produtores locais.

Vinicius de Melo/Agência Brasília

O agricultor Lourivaldo Alves da Costa comemorou as melhorias na região do núcleo rural São José

SOS DF Rural
O SOS DF Rural é um dos braços do programa do Governo do Distrito Federal para recuperar e dar às cidades a cara que elas merecem. As ações contemplam reparo de estradas, serviços de roçagem, capina, remoção de lixo e entulho, podas de árvores, entre outros.

Os núcleos rurais Café sem troco, no Paranoá, Tabatinga, Rajadinha e Rio Preto já passaram por melhorias. No lançamento do programa, o governador Ibaneis Rocha entregou à comunidade do Núcleo Rural PAD-DF, no Paranoá, um novo Ginásio Poliesportivo.

A coordenação do SOS DF Rural está a cargo Secretaria da Agricultura, feita em parceria com Emater-DF, Ceasa-DF, DER-DF, SLU, Novacap e as administrações regionais.