27/02/2019 às 16:32, atualizado em 27/02/2019 às 17:59

Quartel da PM será montado na Torre de TV no Carnaval

Mais de 2 mil militares estarão nas ruas para reforçar o policiamento. Batalhões serão distribuídos com ajuda de câmeras instaladas em vários pontos da cidade

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Quem passa nas proximidades do Eixo Monumental já consegue observar a movimentação de estruturas e carros da Polícia Militar no estacionamento da Torre de TV. A área está sendo isolada para abrigar o quartel estratégico das ações de policiamento ostensivo e preventivo para o Carnaval 2019. É a primeira vez que a corporação monta uma estrutura neste porte.

O local, chamado por Cidade Policial, vai abrigar cinco grandes ônibus da corporação militar com as seguintes atribuições: monitoramento de câmeras de segurança espalhadas na área central de Brasília; recursos tecnológicos para vídeo conferências com comando menores nas regiões administrativas; espaço para a comunicação com a imprensa; e apoio a ocorrências de menor potencial ofensivo.

“Nosso objetivo é prevenir todas as ações criminosas. Mas, se não for possível evitá-las, teremos recursos para facilitar o processo de investigações futuras”, avalia o major Michello Bueno, responsável pela Comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal.

Segundo o oficial, todos os pontos, onde houver festas e grande concentração de público, serão monitorados. “Em cada RA (Região Administrativa), teremos um comando móvel interligado à Cidade Policial. Isto facilita nossa comunicação e estrategicamente fica mais fácil deslocar reforços, caso haja necessidade”.

O major Bueno explica que no centro de Brasília esse reforço será intensificado em dois pontos de maior concentração de populares. “Um dos ônibus possui uma antena gigante que sobe até 15 metros e conseguimos filmar da Funarte ao Museu da República”, afirma. De acordo com ele, no pré-carnaval, parte do equipamento foi utilizado e os resultados foram muito positivos. “Apreendemos 18 facas, recuperamos aparelhos celulares furtados, realizamos flagrantes, foram vários casos apenas no sábado e domingo passados”, precisa.

Conheça a estrutura da CIDADE POLICIAL:

– ÔNIBUS COMANDO GERAL DA OPERAÇÃO CARNAVAL 2019: Vai abrigar cerca de 35 oficiais no comando das operações de monitoramento e estratégia de ação.

– ÔNIBUS DE TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA: Possui uma antena com câmera de monitoramento e filmagem com 15 metros de altura. O equipamento consegue capturar imagens em 360°.

– ÔNIBUS DE APOIO À COMUNICAÇÃO COM A IMPRENSA: Para dar suporte ao atendimento à imprensa.

– ÔNIBUS DE APOIO PARA REGISTRO DE OCORRÊNCIAS DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO: Para dar suporte aos policiais elaborarem os Termos Circunstanciados em caso de flagrante de crimes como uso e porte de drogas; lesão corporal leve; ameaça; brigas; e exercício ilegal de profissão.

– ÔNIBUS GERENCIAMENTO DE CRISES: Vai abrigar equipes do BOPE para reforço caso haja necessidade de atuação policial em casos mais graves como o desarmamento de bombas.