01/03/2019 às 19:51

Inteligência das polícias será usada na prevenção a invasões

Comitê formado por secretarias de estado, polícias e órgãos de defesa ambiental atuará no combate à grilagem e ocupações desordenadas

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) criou um comitê de gestão integrada responsável pela prevenção e combate à invasão irregular de terrenos e áreas de interesse ambiental. A formação do grupo deverá ser oficializada pelo governador Ibaneis Rocha por meio de um decreto de lei. O grupo será responsável, entre outras atividades, por traçar estratégias a curto, médio e longo prazo de como acabar com as invasões de terra no DF.

A intenção é usar os serviços de inteligência das polícias Civil e Militar para evitar que assentamentos ilegais se espalhem pela cidade. Uma dessas ações preventivas será a de identificar grileiros e grupos responsáveis por financiar a ocupação de terrenos com o chamado “kit invasão” – como materiais de construção e caixas d’água, aberturas de ruas e demarcações de terrenos.

O comitê será coordenado pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal e contará com as participações das secretarias de Segurança; de Habitação; de Agricultura; de Desenvolvimento Social; de Meio Ambiente e de Comunicação; além das polícias Civil e Militar; da Terracap; do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e do DF Legal.