01/03/2019 às 10:42, atualizado em 03/03/2019 às 12:10

GDF atua para todo mundo circular tranquilo

Acompanhe as alterações no trânsito e no esquema de transportes durante o Carnaval

Por Agência Brasília*

O transporte público do Distrito Federal tem esquema diferenciado para os foliões durante o Carnaval.  O Metrô-DF funcionará até a meia-noite e uma linha de ônibus especial foi criada para levar os foliões do Estádio Nacional de Brasília até a Rodoviária do Plano Piloto no horário de dispersão dos blocos.

A linha 109.7, que fará o trajeto entre o estádio e a rodoviária, circulará até terça-feira (5), com tarifa de R$ 2,50. As demais linhas terão horário diferenciado. Na segunda-feira (4), os ônibus circulam com tabela horária de sábado e, na terça (5), com horários de domingo. Na quarta-feira de cinzas (6), os ônibus atendem com tabela horária de sábado até as 12h e com horário de dia útil à tarde.

O Metrô-DF funcionará até a meia-noite até terça-feira (5)  Fotos: Nilson Carvalho / Agência Brasília

Iniciado na sexta-feira (1º), o esquema especial do metrô segue até terça. Na quarta-feira de cinzas, o horário de funcionamento volta ao normal, das 6h às 23h30. O Metrô e a Polícia Militar do DF planejam estratégia de segurança para garantir uma volta à casa tranquila dos foliões.

Intervenções de domingo

Neste domingo (3), haverá intervenção em diversas vias, principalmente no Plano Piloto, Ceilândia e Águas Claras. Das 11h às 2h de segunda-feira (4), o estacionamento público em frente ao Primeiro Bar – na Quadra 8 do SIG – ficará interditado para o evento Melhor Carnaval do Primeiro.

Em Águas Claras, das 15h às 22h, o estacionamento público situado na rua 31 Sul – entre as avenidas Araucárias e Boulevard Sul – ficará fechado para o desfile das escolas de samba.

Na região central, as alterações começam à tarde. Das 17h à meia-noite, o estacionamento público da Quadra 4 do Setor de Autarquias Norte – atrás da 201 Norte – ficará fechado para a realização do Carnaval Praça dos Prazeres.

O Parque da Cidade terá dois pontos de interdição. No estacionamento 9, das 14h às 2h, para o Carnaval no Parque, a via contorno ficará em sentido único anti-horário, no trecho compreendido entre a 906 e a 911 Sul, com redutores de velocidade e travessia de pedestre.  Já no estacionamento do Parque Ana Lídia, das 15h às 21h, em função do bloco Baratinha, que contempla o público infantil, os cuidados no trânsito serão redobrados. Por isso, os agentes farão o controle de travessia nas faixas em frente ao Ana Lídia e na Via S2. O trânsito será colocado em sentido único anti-horário até a rotatória de saída para a via S1.

Por conta do desfile do bloco Agoniza, mas não morre!, o c comércio local da entrequadra 312/313 Sul ficará totalmente fechado para trânsito de veículos, das 15h às 22h.

Em Ceilândia, o bloco Menino de Ceilândia impactará o trânsito no Setor M Norte, das 15h às 22h. A concentração dos foliões será na CNM 01 – via N1. A partir das 17h, haverá deslocamento do bloco no trecho que contorna as quadras QNM 5, EQNN 6/8 e QNM 13.

Táxis e aplicativos

Para quem vai utilizar táxi ou aplicativo, também há orientações específicas. Na região do estádio Mané Garrincha, foram destinadas algumas áreas para facilitar o seu embarque e desembarque. Na área vermelha, entre o estádio e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ficarão os táxis, local de embarque e desembarque dos passageiros. Já a área azul, no estacionamento do estádio e do ginásio Nilson Nelson, foi reservada para os aplicativos, também com a função de embarque e desembarque.

 

 

 

 

 

 

As tabelas horárias das 833 linhas de ônibus do Distrito Federal podem ser conferidas no site do DFTrans.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade, do DFTRans e da Companhia do Metropolitano do DF