02/03/2019 às 12:51, atualizado em 12/07/2019 às 16:34

Ação integrada garante estreia tranquila de folia

Primeiro balanço da Segurança do DF registra agilidade eficiência nas abordagens durante o Carnaval

Por Agência Brasília *

As forças de segurança do Distrito Federal atuaram de forma integrada para garantir a segurança dos foliões nesta sexta-feira (1º/3) e na madrugada deste sábado (2) de Carnaval. Cerca de 4,5 mil pessoas participaram do bloco Novos Candangos, no Setor Comercial Sul. A Polícia Militar do DF (PMDF) fez patrulhamento na região e apreendeu seis armas brancas abandonadas nas proximidades da área destinada aos shows.

Na mesma região, um policial do 9º Batalhão de Polícia Militar foi atingido por uma garrafa de vidro na cabeça. Ele foi encaminhado ao Hospital de Base, medicado e recebeu alta. Um cidadão vítima de facada na região do abdômen foi socorrido pela ambulância do evento e encaminhado ao mesmo hospital regional.

O Departamento de Trânsito (Detran/DF) realizou ações de controle de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito. Das 16h de sexta às 3h de hoje, o órgão organizou blitzes na Asa Sul e em Taguatinga que resultaram em 112 abordagens, 11 autuações por embriaguez e remoção de 12 carros. Duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por alcoolemia criminal; agentes de trânsito também identificaram dois motoristas inabilitados. Outras 81 autuações foram registradas por estacionamento irregular.

Até as 9h deste sábado, a Polícia Civil do DF (PCDF) contabilizou duas ocorrências relacionadas ao Carnaval: uma de lesão corporal registrada na 1ª Delegacia de Polícia da Asa Sul e outra de embriaguez ao volante com registro na 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina. No primeiro caso, o autor das agressões foi encaminhado à delegacia e liberado após assinar termo circunstanciado. No crime de alcoolemia ao volante, o motorista foi solto após pagamento de fiança.

Já o Corpo de Bombeiros Militar DF (CBMDF), no período das 19h de sexta-feira as 9h deste sábado, não atendeu ocorrências relacionadas aos eventos de Carnaval.

* Com informações da SSPDF