02/03/2019 às 14:48, atualizado em 12/07/2019 às 16:34

SLU promove folia limpa durante o Carnaval

Neste sábado (2), companhia recolheu mais de quatro toneladas de resíduos em Brasília, Samambaia e Taguatinga

Por Agência Brasília *

Ao todo, 69 garis participaram do serviço de coleta na abertura do Carnaval / Foto: Agência Brasília

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tem atuado para manter as vias e pontos de festividade do Carnaval prontos para o folião. Neste sábado (2), foram coletados resíduos em Brasília, Samambaia e Taguatinga, em locais onde os blocos de rua abriram as brincadeiras de carnaval, ainda na sexta-feira (1º/3).

Ao todo, 69 garis participaram do serviço. Em Brasília, foram retirados das ruas 4,5 toneladas de resíduos. Em Samambaia, o número foi de 50 kg, enquanto em Taguatinga foi de 125 kg.

De acordo com o SLU, durante o Carnaval, transcorrem normalmente as atividades do aterro sanitário de Brasília e os serviços de limpeza urbana (varrição, catação e coleta convencional). Já a coleta seletiva e os serviços de triagem só não funcionarão no domingo (3). O expediente da Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) também segue normalmente, ficando fechado no feriado de terça-feira (5).

Campanha

Pelo quinto ano consecutivo, o SLU promove a campanha “Bloco Brasília Limpa” para levar conscientização nos dias de folia na cidade. Neste ano, todos que participarem enviando vídeos e fotos de suas ações até o dia 23 de março serão certificados.

Em 2018, a meta de diminuir a sujeira durante a festa foi atingida: os garis recolheram 82 toneladas de lixo, número inferior ao registrado em 2017, de 95 toneladas. Os números, que refletem a conscientização da população, sobre a destinação de resíduos e material para o lixo, devem diminuir ainda mais neste ano.

Desde 2015, o SLU já certificou 43 blocos carnavalescos que se empenharam na gestão dos seus resíduos, mobilizando os foliões para o descarte adequado durante seus desfiles.

* Com informações do SLU