07/03/2019 às 16:36

Secretaria de Saúde oferece exames gratuitos para diagnóstico de IST

Mulheres e homens podem fazer testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, após relações sexuais desprotegidas

Por Agência Brasília*

Roberto Nunes/Ministério da Saúde

Rede pública de saúde faz exames de saúde gratuitos para doenças sexualmente transmissíveis

Todas as unidades básicas de saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, oferecem os testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C. E eles podem ser feitos, gratuitamente. Os exames são práticos e de fácil execução. Basta coletar uma gota de sangue. A resposta sai em, no máximo, 30 minutos. Os exames devem ser feitos sempre que possível. Após expor a saúde em uma relação sexual desprotegida, é fundamental realizar exames para diagnosticar possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

“Após realizar o teste, o usuário é orientado a aguardar o resultado. Durante o atendimento, os profissionais realizam o acolhimento e o aconselhamento. O usuário deve reservar pelo menos uma hora para receber todo o atendimento”, destaca a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), da Secretaria de Saúde do DF, Rosângela Ribeiro.

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem. Na investigação das hepatites B e C, são necessários pelo menos 60 dias após o contato inicial com o vírus”, informa a gerente Rosângela Ribeiro.

Detecção de anticorpos
Segundo ela, se o exame para a detecção de anticorpos for realizado durante o período da janela imunológica, recomenda-se que, nos casos com resultados não reagentes em que permaneça a suspeita de infecção, a testagem seja repetida após 30 dias, com a coleta de uma nova amostra. “É importante ressaltar que, no período de janela imunológica, o vírus do HIV já pode ser transmitido, mesmo quando o resultado do teste for não reagente”, alerta.

Os testes para diagnóstico das ISTs podem ser realizados, também, por exames laboratoriais, disponíveis nos laboratórios regionais da rede pública de saúde. Outro local é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na Rodoviária do Plano Piloto, que dispõe de testes rápidos para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites B e C.

Serviço:

CTA – Funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 21h, e às sextas, das 7h às 18h, no Mezanino da Rodoviária do Plano Piloto.

UBS – Confira aqui os endereços. Os horários dependem da necessidade local e da demanda da região.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde