16/03/2019 às 14:27, atualizado em 12/07/2019 às 16:26

Varjão comemora Dia Internacional da Mulher

Evento reuniu mutirão de serviços especiais direcionados às mulheres da comunidade, bem como às crianças, que se divertiram com as brincadeiras

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

O governador em exercício, Paco Britto, acompanhou o evento no Varjão /Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador em exercício, Paco Britto, e sua esposa, Ana Paula Hoff, participaram da comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na manhã deste sábado (16), no Varjão. Organizado pela Administração Regional do Varjão em parceria com empresários locais e voluntários das ONGs Doe Amor Com Gentileza e Mulheres Online, o evento Mulheres On-line ofereceu, na praça central do Varjão, diversos serviços gratuitos às mulheres da comunidade, como design de sobrancelha, maquiagem, cortes de cabelo, massagem, acupuntura, aferição de pressão e teste de glicemia.

Paco Britto ressaltou que, com o engajamento e a ajuda do terceiro setor, o Governo do Distrito Federal (GDF) consegue melhorar o atendimento à população. “Tenho certeza absoluta que, se o governador Ibaneis estivesse aqui, estaria muito orgulhoso”, disse. “Precisamos dessa integração entre o governo e a sociedade. Temos que reinventar essa convivência do governo com a população do DF. ”

O Varjão tem cerca de 10 mil moradores – a maioria, mulheres. Cláudia Cardoso Lima, 55 anos, que mora há cinco anos no local, foi a primeira a fazer maquiagem e ainda cortou o cabelo e fez design de sobrancelhas. “Eu costumo usar só um batonzinho”, contou. “Adorei. Hoje tirei o dia para cuidar de mim. ”

Movimento

Um posto de identificação da Polícia Civil do DF foi montado na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) para confecção de primeira e segunda vias de identidade. Yasmin Brito, 14 anos, cuja família é inscrita no programa Bolsa Família, aproveitou para tirar o documento de graça. “Eu tentei agendar mês passado e não consegui”, relatou, comemorando: “Agora não precisei pagar a taxa”.

O posto de identificação teve grande procura. Até as 10h30, 65 senhas tinham sido distribuídas e novos atendimentos não foram mais feitos. A Carteira de Identidade pode ser obtida, mediante agendamento, nas delegacias com posto de identificação avançado e pagamento de uma taxa de R$ 42. Para os moradores do Varjão, o posto mais próximo é o da Delegacia do Paranoá.

Quem também fez fila foi a criançada, para ganhar algodão-doce. A turminha também se divertiu em brinquedos infláveis e fazendo pinturas de rosto.

Segundo a administradora regional do Varjão, Nair Queiroz, o encontro teve como foco o empoderamento feminino e proporcionou um momento especial de cuidado e zelo. “A mulher on-line é uma mulher atualizada, empoderada, bem-resolvida”, resumiu.