20/03/2019 às 19:13

“Democracia acima de tudo”, defende o governador

Em discurso na OAB, Ibaneis prega atuação do Judiciário na defesa da Constituição

Por Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou ontem (19) a importância do Poder Judiciário para manutenção do Estado Democrático de Direito. Em seu discurso, durante a cerimônia de posse da diretoria e dos membros do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Ibaneis defendeu a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Ordem em favor da democracia e da preservação da legislação.

Segundo ele, a OAB sempre esteve ao lado da população, defendendo o país na época da ditadura e da redemocratização, e garantindo direitos sociais aos que mais necessitavam. “O sentimento com que falo aqui nesta noite é o de um homem que aprendeu na advocacia a enfrentar dificuldades para trazer alegria às pessoas. Este momento, entretanto, tem tristezas. É hora de abraçarmos o STF e o Judiciário, pois é lamentável ver eleitos pelo povo se colocando na posição de atacar a justiça, ao que parece buscando instabilidade para o país. Não é assim que vamos avançar na democracia brasileira. O Poder Judiciário brasileiro é digno e tem passado a limpo este país”, disse.

O governador se referiu à criação da CPI da Lava Toga, protocolada hoje no Senado, que vai investigar o ativismo judicial nos tribunais superiores. “É inadmissível que um magistrado seja investigado pelos seus atos públicos”, contesta.

Para o chefe do Executivo local, “chegou a hora de passarmos, realmente, o país a limpo, mas é acreditando nas instituições, no Congresso Nacional renovado, no Executivo renovado, e em um Poder Judiciário que sabe das suas funções instituições e conhece a defesa da Constituição.”