20/03/2019 às 19:50

Governadores se reúnem com ministro da Economia

Na próxima terça-feira (26), Ibaneis receberá no Palácio do Buriti 26 chefes do Executivo estadual para uma reunião extraordinária

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Como acordado na última edição do Fórum dos Governadores, realizada em fevereiro, governadores se reúnem na próxima semana para tratar de temas de interesse dos estados e demandas relacionadas ao governo federal.

O pacto federativo vem sendo uma preocupação dos governadores brasileiros. A partir da constituição de 1988, houve uma concentração de recursos na União, deixando estados e municípios em situação financeira mais apertada. A nova proposta discutida com o Ministério da Economia coloca nas mãos de prefeituras e governos estaduais os recursos disponíveis para investimentos de e regiões.

“Nós temos uma dificuldade financeiro-administrativa que atinge quase todos os estados da Federação, mas temos notado uma sensibilidade muito grande do governo federal. Eles querem os ajustes, os ajustes precisam ser feitos”, comentou o governador.

MDB

No início da tarde, Ibaneis esteve na liderança do MDB na Câmara dos Deputados em um debate sobre a reforma da Previdência, em tramitação na Casa. Na reunião foi instituída uma comissão que vai criar um novo estatuto do MDB, trazendo a inclusão de novas tecnologias e jovens filiados.