20/03/2019 às 17:08, atualizado em 20/03/2019 às 17:35

Governo vai pesquisar dados demográficos e sociais de municípios do entorno

Serão pesquisados 12 mil domicílios de 12 cidades goianas próximas ao DF: Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Valparaiso, Cocalzinho, Padre Bernardo e Águas Lindas

Por Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) quer conhecer a realidade dos municípios do entorno para traçar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos moradores das cidades limítrofes ao Distrito Federal e diminuam a pressão que a falta de estrutura dos municípios provoca sobre os serviços públicos do DF. Ao longo do ano, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) vai aplicar a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pmad), que não é feita desde 2013.

Serão pesquisados 12 mil domicílios de 12 cidades goianas próximas ao DF: Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso, Cocalzinho, Padre Bernardo e Águas Lindas. A pesquisa de campo será feita de maio a agosto, devendo os resultados do levantamento ser divulgados em novembro.

A Pmad vai pesquisar dados demográficos e sociais, como número de moradores e perfil da população (idade, sexo, cor), migração, condições sociais e econômicas (escolaridade e situações de trabalho e renda, características do domicílio), condições de infraestrutura urbana, entre outras informações, com o objetivo de oferecer um diagnóstico detalhado da situação atual dos municípios.

Segundo o vice-governador, Paco Britto, os resultados apurados servirão para o desenvolvimento da Região Metropolitana. “A partir dos dados compilados pela Codeplan podemos refinar ainda mais nossos programas para desenvolver o DF e o entorno”, explica. “Durante a campanha eleitoral, o governador Ibaneis e eu percorremos cada canto do DF e conversamos com milhares de pessoas para entendermos os problemas que afligem nossa população e decidir como podíamos fazer um governo melhor. Várias sugestões foram dadas e subsidiaram muitas propostas no nosso plano de governo e as ações tomadas durante o governo de transição. Mas este trabalho poderia ser ainda melhor se pudéssemos contar com dados precisos sobre a população do Distrito Federal. E é exatamente isso que nos oferece a Pdad [Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios] e vai oferecer a Pmad”, acrescenta.