23/03/2019 às 20:29, atualizado em 23/03/2019 às 20:55

Comemorações do Dia Mundial da Água

Caesb promove tarde de eventos no deck da Ponte JK

Por Agência Brasília

Neste sábado, em mais uma comemoração pelo Dia Mundial da Água, celebrado sexta-feira, muitos brasilienses curtiram as atrações que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) preparou especialmente para a data.

O presidente da Caesb, Fernando Leite, reforçou a importância de ter um dia especial para debater o tema: “Hoje estamos comemorando o Dia Mundial da Água, às margens do Lago Paranoá, por uma razão muito forte: o lago, que um dia foi 100% poluído, hoje tem 96% de balneabilidade, estando apto para práticas esportivas e passeios”, afirmou.

Segundo ele, “o Lago Paranoá é um modelo a ser seguido por todos. Apenas 6% dos rios brasileiros estão em condições ideais, ou seja, as condições que nós temos aqui. Nosso lago serve para abastecimento de água para toda a população do DF. Por isso, devemos ter práticas seguras, corretas e sustentáveis em nosso meio ambiente”, afirmou.

As crianças assistiram às apresentações dos bonecos da Cia Teatral de Fantoches e visitaram o ônibus Expresso Ambiental da Caesb, especializado em educação ambiental, com uma maquete que mostra a importância do saneamento para a saúde e qualidade de vida. Gotita, personagem da Adasa, fez a alegria dos pequenos.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Embrapa montaram estandes sobre coleta seletiva e a biodiesel. O engenheiro químico da Companhia, doutor Mauro Felizatto, apresentou uma palestra sobre a história do Lago Paranoá desde sua formação até o estágio atual, em captação de água para consumo, com destaque para o processo de recuperação da qualidade da água executado pela Caesb.

Food trucks e as barracas da feirinha de artesanato completaram a praça de alimentação.

Rafa Weiby, cantor de MPB, rock e pop, animou a saída dos participantes da competição de natação, que partiram da orla da Ponte JK. Cerca de 90 atletas nadaram no Desafio de Natação, organizado pelo atleta Tiago Sato. A banda Real Samba encerrou a tarde de comemoração.

Atuaram como parceiros diversos órgãos do Governo do Distrito Federal: secretarias de Cultura, de Segurança Pública, de Comunicação, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia Energética de Brasília (CEB), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Corpo de Bombeiros, além da Embrapa Agroenergia.