26/03/2019 às 15:42

Parada da TAP em Brasília vai se estender a estados do Centro-Oeste e TO

Proposta de stopover de voos vindos da Europa é incentivar turismo cívico e ecológico da região

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Turistas que chegarem da Europa por Brasília poderão estender viagem a outros estados da região Centro-Oeste e ao Tocantins sem custo adicional na passagem. O acordo assinado pela TAP Air Portugal com o Governo do Distrito Federal (GDF), no último dia 15 de março, em Lisboa, será estendido ao Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins como forma de estimular o turismo ecológico de europeus que procuram por outros destinos além das praias no Brasil.

A proposta de extensão do programa Brasil Stopover foi apresentada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, aos governadores Mauro Mendes (MT), Reinaldo Azambuja (MS) e Mauro Carlesse (TO), no início da tarde desta terça-feira, no Palácio do Buriti. Por meio dela, o turista que chegar ao Brasil vindo de Lisboa com destino a Recife, por exemplo, poderá fazer um stopover e permanecer até cinco dias em Brasília, e até outros cinco em uma das capitais da região – Goiânia, Campo Grande, Cuiabá ou Palmas –, sem custo adicional na passagem. Diretores da TAP e da Inframérica – empresa concessionária do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck também participaram do encontro.

Destinos como a Chapada dos Veadeiros (DF), o Jalapão (TO), o Pantanal (MT), a Chapada dos Guimarães (MS) e Caldas Novas (GO) poderão ser explorados pelo turista europeu no Brasil. A TAP também tem a intenção de abrir o programa também aos chamados voos off-line, ou seja, aqueles não operados pela companhia aérea dentro do país. Com isso, um passageiro que sair de Curitiba com destino a Europa e pegar o voo saindo de Brasília, poderá também da vantagem de permanecer na capital do país por até cinco dias sem pagar a mais por isso.

A proposta do programa é estimular o turismo nos quatro estados e no Distrito Federal, com promoções e ofertas exclusivas a passageiros em stopover. A TAP, por sua vez, divulgaria a região em seus programas de comunicação interna, sites e revistas de bordo. “É importante que nos unamos para mudar o protagonismo do Centro-Oeste no roteiro turístico do europeu no Brasil”, aposta Ibaneis.

Lucro
Números da TAP indicam um aquecimento significativo da economia portuguesa com a implementação do programa Portugal Stopover há 15 anos. Só nos últimos dois anos, 230 mil passageiros com destino a outras capitais europeias ficaram de três a cinco dias em Lisboa, injetando mais de € 56 milhões à economia local. A companhia opera atualmente com 84 voos diretos saindo semanalmente de diversas capitais brasileiras para a Europa.

“Nosso projeto elaborado com a TAP vai transformar o turismo na Região [Centro-Oeste] e possibilitar com que turistas do mundo inteiro possam perceber que o país tem muito mais além de belas praias”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.