09/04/2019 às 10:53, atualizado em 12/07/2019 às 16:18

Hospital Materno aumenta a quantidade de leitos

Ampliação do atendimento foi adotada em função do aumento de pacientes pediátricos nesta época do ano

Por Agência Brasília *

Várias unidades assistenciais do hospital participam de uma força-tarefa para atender à demanda / Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Devido à elevada demanda causada pela sazonalidade das doenças respiratórias, o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) abriu mais cinco leitos extras nas alas pediátricas. A unidade está recebendo uma demanda crescente de pacientes nesta época do ano. Com isso, há agora um total de 26 leitos disponíveis para crianças no hospital.

A medida é necessária porque, nas estações mais frias, há um aumento da incidência dessas doenças. As crianças são as mais afetadas, principalmente as menores de um ano de idade. O pico de incidência vai até meados de junho, englobando o inverno, período em que aumenta a circulação de vírus, resultando em maior número de casos de gripe, resfriado comum, rinite e bronquiolite (infecção que gera acúmulo de líquidos nos pulmões).

“Diante da sazonalidade, propomos algumas medidas imediatas para melhorar a assistência”, explica a diretora administrativa do Hmib, Glaucia Menezes. “Abrimos três leitos extras na ala A, para atender doenças respiratórias e cardíacas, e dois na ala B, voltada à clínica-geral”.

Internações

De acordo com a médica, no período da sazonalidade, o hospital atende a cerca de 9 mil crianças por mês na emergência pediátrica. “Este ano, estamos tendo maior gravidade dos casos amarelos. Então, há um início de internação maior e, com isso, nossa taxa de ocupação média na pediatria está ficando em 98%. Por isso, abrimos mais leitos, para melhorar o fluxo na emergência”, informa.

Uma das crianças beneficiadas com a medida foi a pequena Sofia, de três anos. Com um quadro de pneumonia e bronquiolite, ela precisava de atendimento urgente. Graças à abertura de mais leitos, a menina conseguiu ser internada na ala pediátrica. Quem agradece é sua mãe, Cleide de Araújo, 39 anos: “Moro no Novo Gama, e lá não tem pediatria nem hospital. Graças a Deus, consegui atendimento no Hmib”.

Os dados da diretoria administrativa da unidade confirmam que 2.225 pessoas do entorno de Goiás procuraram atendimento no Hmib nos primeiros três meses deste ano. Contando com pacientes de Minas Gerais, Bahia e outros estados, esse número sobe para 2.333.

[Numeralha titulo_grande=”2.333″ texto=”Número de pacientes que procuraram atendimento no Hmib nos três primeiros meses deste ano” esquerda_direita_centro=”direita”]

Suporte

De acordo com ele, “Faremos uma força-tarefa, com participação das diversas unidades assistenciais do hospital”, adianta o diretor-geral do Hmib, Rodolfo Alves, ressaltando que o novo esquema dará maior celeridade ao atendimento. Essa ação será possível porque os profissionais estarão atuando por meio de Trabalho em Período Definido (TPD) até o fim de junho.

Além disso, também foi implementado no hospital um procedimento operacional de altas e internações. “Todas as altas acontecem até meio-dia, e até às 16h, internamos”, relata Glaucia Menezes. “Com isso, conseguimos fazer os leitos da emergência girarem e esvaziarem, para outras crianças entrarem. Assim, conseguimos atender a mais pacientes classificados como amarelos.”

* Com informações da Secretaria de Saúde