10/04/2019 às 18:12

Estacionamentos rotativos em todo o Plano Piloto

Governador Ibaneis Rocha estuda levar projeto da Zona Verde, previsto inicialmente apenas no setor central, para toda a cidade. Proposta é desafogar o trânsito e estimular o comércio de quadra

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Zona verde será estendida para todo o Plano Piloto Foto. Foto: Divulgação

Para incentivar o comércio local e desafogar o trânsito, o governador Ibaneis Rocha estuda ampliar o projeto da Zona Verde, com estacionamentos rotativos nas áreas centrais de Brasília, também para todo o Plano Piloto. O tema está na pauta da reunião do Conselho Gestor de Parcerias-Público-Privadas, que será realizada nesta quinta-feira (11/04).

“O projeto da Zona Verde está bem adiantado e não será apenas no Setor Comercial. Mas, sim, em todo o Plano Piloto, todas as quadras terão esse sistema”, anunciou o governador. Segundo ele, em 60 dias, o governo deve lançar os primeiros editais de licitação para prestação dos serviços, que serão realizados com ajuda de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

A ideia é ampliar o projeto pensado, incialmente, para o Setor Comercial Sul, para avançar nas áreas residenciais e comércio de quadra. “Se você passar logo cedo no comércio de uma entrequadra, verá que está cheia de carros, de trabalhadores do comércio. E a falta de lugar para estacionar, tira clientes dos comerciantes. Não está certo”, explicou Ibaneis.

Monitoramento
De acordo com o governador, toda a área será monitorada por câmeras e os moradores das quadras serão cadastrados para que tenham isenção de qualquer taxa. Ibaneis disse ainda que o Detran estuda bolsões para estacionamento gratuito próximo às estações do metrô. “Vamos reforçar as linhas de ônibus e a integração nesses locais. Também estamos trabalhando para criar bolsões de estacionamento mais barato, ou mesmo gratuito, para que as pessoas tenham a opção de deixar seus veículos”, explicou.

O valor arrecadado com os estacionamentos rotativos será investido em mobilidade. Ibaneis estima que a arrecadação com o novo sistema de estacionamentos rotativos em todo o DF possa gerar até R$ 1 bilhão por ano.