11/04/2019 às 18:36

SOS DF revitaliza Parque da Cidade

O Detran-DF começou a pintura das faixas de sinalização das vagas dentro de 4 estacionamentos

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Um dos principais cartões postais de Brasília, o Parque da Cidade começou a receber esta semana a força-tarefa do SOS DF. Vários órgãos do Governo do Distrito Federal estão concentrando esforços para revitalizar o maior parque urbano da América Latina.

Além da reforma nos banheiros, melhoria na iluminação, poda de árvores, roçagem de grama, recuperação de bebedouros, pintura dos parquinhos e retirada de lixo, os estacionamentos também vão ganhar novidades.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou a pintura das faixas de sinalização das vagas dentro de 4 estacionamentos (10,11,12 e 13). A medida é para garantir mais segurança para pedestres e motoristas. Cada faixa possui 4,5 metros e é cuidadosamente medida pelas equipes. O parque possui 13 estacionamentos que serão revitalizados posteriormente.

Quem frequenta o local aprova a iniciativa. O motorista Roberto Farias Barbosa, 35 anos, conta que a pintura já estava bastante apagada. “Já não conseguíamos identificar as faixas centrais que indicam a direção”, observa.

Frequentadora da área de lazer há mais de um ano, a engenheira de alimentos Érika Santos, 32 anos, diz que a demarcação das vagas irá facilitar a vida dos usuários do local. “Até então, só tinha visto cortarem a grama do parque. É a primeira vez que vejo cuidarem dos estacionamentos”, comenta.

O assessor de Comunicação do Detran-DF, Glauber Peixoto, explica que a engenharia de trânsito desempenha um importante papel de fazer com que as pessoas respeitem a sinalização para evitar acidentes. “Nossa intenção é ordenar o trânsito, melhorando a fluidez e oferecendo segurança para os motoristas e pedestres”, pontua Peixoto.

Nesses 100 primeiros dias de governo, o Detran-DF revitalizou 2.000 vagas de estacionamento e 700 faixas de pedestres. 500 quebra-molas foram sinalizados e cerca de 2.500 placas de trânsito foram recicladas.