15/04/2019 às 15:21

Animais resgatados pela Vigilância Ambiental esperam por um novo lar

Cerca de 20 cães, adultos e filhotes, estão disponíveis para adoção. Interessados precisam ser maiores de 21 anos e assinar termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do bichinho

Por Agência Brasília*

Cães estão prontos para serem adotados a partir de projeto da Secretaria de Saúde. Foto: Breno Ezaki/Saúde DF

Uma cadela branca de manchas pretas e seus cinco filhotes, com 30 dias de vida, resgatados em uma escola pública, estão prontos para ganhar uma nova casa e muito carinho. Os animais esperam por adoção na Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Outros 13 cães adultos, de médio e grande porte, aguardam por responsáveis que queiram levá-los para casa. Alguns animais são de temperamento dócil e afável, mas há, também, aqueles que podem ser bons cães de guarda.

“Os filhotes com 30 dias ou mais já podem ser adotados. Temos duas cadelas com filhotes mais novos e só pode ser adotada a mãe com a ninhada toda. Quando os animais menores de 60 dias são levados, os novos donos podem retornar à Dival para vaciná-los”, esclarece o médico veterinário Laurício Monteiro.

Ao chegarem ao canil do Centro de Controle de Zoonoses, os animais passam por exames para detectar doenças, como a leishmaniose, e são vacinados. Todos os bichos ficam em observação por dez dias antes de serem colocados para adoção.

Como adotar
Os interessados em levar um dos animais para casa precisam ser maiores de 21 anos e assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do novo bichinho de estimação. “Antes de adotar um animal, é importante lembrar que ele não é um brinquedo. Ele viverá, em média, 15 anos e precisará de cuidados veterinários, atenção e amor”, acrescenta Laurício.

Zoonoses
O local alberga apenas cães e gatos com objetivo de fazer o controle epidemiológico de doenças como raiva e leishmaniose. A gerência também coleta animais que invadem casas e áreas públicas.

Serviço:
Adoção de cães e gatos
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: SAIN – Estrada Parque Contorno, lote 4, ao lado do Hospital da Criança
Mais informações: (61) 99269-3673

*Com informações da Secretaria de Saúde