21/04/2019 às 19:47, atualizado em 21/04/2019 às 19:53

Secretaria de Segurança Pública divulga boletim de ocorrências na festa de Brasília

Até as 18h, todos os eventos ocorreram com muita tranquilidade e monitorados pelas forças de segurança. O esquema especial seguirá até o último show.

Por *Agência Brasília

Ao longo do dia, aproximadamente 15 mil pessoas aproveitaram as festividades do aniversário de 59 anos de Brasília em estrutura montada na Esplanada dos Ministérios. Até as 18h, todos os eventos ocorreram com muita tranquilidade e monitorados pelas Forças. O esquema especial de segurança seguirá até a dispersão do último show.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não registrou, até o momento, ocorrência de tumulto ou outro tipo de situação com necessidade de atuação das tropas convencionais e especializadas, como Rotam, Patamo, BPcães e da Cavalaria. A corporação empregou 800 militares para garantir a segurança durante toda programação de shows e eventos na Zona Central de Brasília.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que trabalha em esquema reforçado das 14h até o horário de encerramento, ressalta que não foram contabilizados, até o momento, pronto atendimentos na área destinada às festividades. O Corpo de Bombeiros atua com 54 militares para realizar a prevenção e o atendimento a eventuais ocorrências na Esplanada dos Ministérios, além de 13 viaturas, incluindo um helicóptero.

Além do efetivo empenhado diretamente na Operação, estão de sobreaviso e disponíveis todas as demais Unidades Operacionais da Corporação.

De acordo com a Polícia Civil do DF (PCDF), até o início da noite deste domingo especial não foram computadas ocorrências de destaque na região da Esplanada dos Ministérios. Os efetivos da 5ª Delegacia, da Delegacia da Criança e do Adolescente e Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) foram reforçados para garantir pleno atendimento até o final do evento.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) realiza, das 9h às 23h, ações de controle de tráfego em três pontos de travessia de pedestres na via N1. O Detran é responsável pelas ações de trânsito na Região Norte, e a PMDF, pela Região Sul da Esplanada dos Ministérios, porém as duas forças atuam em conjunto para garantir a segurança dos participantes dos eventos.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública