22/04/2019 às 17:28, atualizado em 24/04/2019 às 14:28

Governo treina brigadistas para a temporada de secas e queimadas

Ao todo serão capacitados 95 voluntários para atuar no período de seca, que inicia entre julho e novembro deste ano

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

GDF organiza curso de brigadistas para atuação durante o período de seca. Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Fogo não é brincadeira. É sabendo disso que o Governo do Distrito Federal juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) oferecem o primeiro curso de brigadista florestal nesta semana, de forma totalmente gratuita. Ao todo, serão capacitados 95 voluntários brigadistas para atuar no período de seca, entre julho e novembro deste ano. O objetivo é que a capital esteja amparada para evitar e combater qualquer tragédia florestal.

“No ano passado, lançamos o edital de contratação e tivemos muita dificuldade em encontrar profissionais capacitados. Passamos essa demanda ao governador Ibaneis Rocha e ao secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, e eles se mostraram preocupados com a questão. Por isso, resolvemos agir e prevenir de forma antecipada”, conta a coordenadora do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio no Distrito Federal, Carolina Schubart.

O curso é aplicado pelos profissionais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) que é a área especializada do Ibama, responsável pela prevenção e combate aos incêndios florestais, incluindo atividades relacionadas a campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas. Com a alta procura, foi necessário que uma outra turma fosse formada. Por isso, o curso da primeira turma inicia nesta segunda-feira (22). A segunda turma  a partir do dia 13 maio.

Disciplinas
A dinâmica tem a duração de 40 horas fracionadas em cinco dias. As disciplinas aplicadas são Organização da Brigada e Segurança, Manejo Integrado do Fogo, Equipamentos e Ferramentas, Comportamento do Fogo, Combate aos Incêndios Florestais e Técnicas de Queima Controlada e Desmobilização. Além disso, serão feitas aulas práticas. A ideia é capacitar o máximo possível de brigadistas para quando o edital de contratação do Ibram sair, os inscritos estejam preparados.

“Eu sentia necessidade de fazer um curso de brigada. Comecei como voluntária no incêndio da Chapada dos Veadeiros. Ali, eu realmente me apaixonei e comecei a acompanhar tudo. Recebi a informação que teria o curso e avisei para alguns colegas que também são interessados nessa área. Inclusive, quando o edital sair quero participar e tornar essa a minha profissão. O curso vai agregar muito”, conta a aluna Cristiane Priscila Ferreira, 26 anos.

Blitz educativa
Além disso, a Sema vai realizar uma blitz educativa, nesta sexta feira (26) de prevenção aos incêndios florestais no DF. A ação ocorrerá de 8h às 12h, na comunidade de Brazlândia, e vai contar com a  parceria do Ibram, JBB, IBGE, ICMBio, Ibama, PRF, Secretaria de Saúde, Marinha, Corpo de Bombeiros, Aeronáutica e Administração Regional de Brazlândia.