24/4/19 11:06
Atualizado em 12/7/19 às 16:10

Cerca de 40 mil doses de vacina contra influenza já foram aplicadas

Campanha no DF, que prossegue até 31 de maio, inclui várias categorias de público

Na primeira semana de vacinação, apenas crianças e gestantes foram imunizadas. / Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Entre os dias 10 e 18 deste mês, durante a primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, quando apenas crianças e gestantes receberam a vacina, 39.296 doses foram aplicadas. A região de saúde com maior número de imunizações foi a Sudoeste, que engloba Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras e Recanto das Emas.

“A vacinação é a melhor forma de se proteger de uma variedade de doenças e de suas complicações, muitas das quais podem até levar à morte”, destaca a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Sesa-DF), Renata Brandão. “Quando se vacina, protegemos não somente nossa saúde, mas também a das pessoas com quem temos contato”.

Quando se vacina, protegemos não somente nossa saúde, mas também a das pessoas com quem temos contatoRenata Araújo, gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar da Sesa

Cobertura

A campanha, que vai até 31 de maio, também tem como público-alvo mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, bem como os adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa, a população privada de liberdade e os servidores do sistema prisional.

Também foram incluídos na campanha os policiais civis e militares e os bombeiros. “Com esse público, esperamos aumentar a cobertura em 30 mil doses”, assegurou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Morelo. “Temos vacinas para todos.”

 O principal objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelo vírus da influenza, e ainda atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas. A estimativa total é de que serão vacinadas mais de 59,1 milhões de pessoas no Brasil e 778.627 pessoas no DF.

4 de maioDia D da campanha, quando 111 salas de vacinação estarão abertas no DF

O Dia D da campanha será 4 de maio (sábado). Nessa data, no Distrito Federal, 111 salas de vacina estarão abertas durante todo o dia.

* Com informações da Secretaria de Saúde