26/04/2019 às 11:38, atualizado em 12/07/2019 às 16:06

Centros de atendimento ao turista são incluídos na ronda do BPTur

Batalhão de Policiamento Turístico garante mais segurança para turistas e servidores dos CATs

Por Agência Brasília *

Três unidades do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) foram incluídas nas rondas diárias feitas pelas viaturas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Localizados nos setores hoteleiros Norte e Sul e na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, esses centros foram reabertos no último domingo (21).

 “O BPTur tem sido um grande parceiro nosso”, afirma a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Brasília tem um grupo de policiais altamente capacitados para atender aos nossos turistas e para garantir que nenhum problema ocorra. Um dos principais pontos levados em consideração quando um turista escolhe um destino é a segurança que a cidade oferece. Essa parceria entre Secretaria de Turismo e o Batalhão de Policiamento Turístico é essencial para impulsionarmos o turismo na nossa capital”.

O comandante do BPTur, major André Caldas, reforça a meta de garantir mais segurança para os turistas da cidade e para os servidores que prestam atendimento nos locais. “Nosso batalhão é composto por policiais militares bilíngues especializados em atendimento ao turista”, explica. Os agentes não só cuidam da segurança, complementa o major, mas também auxiliam no atendimento desse público.

Além do quiosque do CAT que o BPTur mantém no aeroporto Juscelino Kubitschek, o grupo de policiamento conta com quatro viaturas que atuam nos principais pontos turísticos da capital, sendo que duas fazem rondas diárias nos monumentos e espaços turísticos. As outras viaturas ficam fixas, uma na Catedral de Brasília e outra no aeroporto. O batalhão também possui embarcações que patrulham toda a extensão do lago Paranoá.

 Reativação

Uma parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur-DF) e o BRB viabilizou a reabertura das três unidades do CAT. Além da reativação dos centros dos setores hoteleiros Sul e Norte, que estavam fechados há três anos, o CAT da Casa de Chá passou por uma revitalização. O horário de funcionamento dos espaços é das 9h às 18h, durante todos os dias da semana.

* Com informações da Setur-DF