29/4/19 13:26
Atualizado em 29/4/19 às 13:36

GDF lança campanha de trânsito: Maio Amarelo

O objetivo do movimento Maio Amarelo é reduzir e até zerar os índices de acidentes de mortes de trânsito no mundo todo

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará 69 blitzes e 49 atividades educativas em várias cidades do DF a partir de 1º de maio. A intensificação das ações de fiscalização e de educação faz parte da mobilização Maio Amarelo 2019, lançada na manhã desta segunda-feira (29) no Salão Branco do Palácio do Buriti, que contou com a presença do governador Ibaneis Rocha.

O objetivo do movimento Maio Amarelo é reduzir e até zerar os índices de acidentes de mortes de trânsito no mundo todo. Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Fabrício Moura, dados preliminares da autarquia mostram que, de janeiro até a semana passada, houve redução de quase 23% no número de mortes no trânsito do DF em comparação com o mesmo período do ano passado. “Além disso, atingimos outro recorde: nos primeiros 15 dias da nova gestão não houve acidentes de trânsito com vítimas fatais. Foi o maior período sem acidentes fatais já registrado na história do DF”, disse.

O governador Ibaneis Rocha ressaltou que a expectativa da nova gestão é, em um ano, reduzir em pelo menos 40% os acidentes no DF, principalmente aqueles com vítima. “O trabalho punitivo do Detran é importante porque muitas vezes a população só entende através da sanção, mas é com o trabalho educativo e a melhoria da engenharia do trânsito é que vamos reduzir esses números ainda mais”, afirmou.

De acordo com o governador, é preciso modificar a atuação do Detran, que atualmente é basicamente um órgão punitivo e deve se aproximar da sociedade. “Precisamos trazer o Detran para participar da vida da sociedade fazendo trabalhos de engenharia de trânsito, como sinalização, colocação de novas faixas de pedestre, sinais de trânsito temporizados, um trânsito inteligente”, disse. Ibaneis defendeu ainda a terceirização de serviços como vistoria de veículos e emissão de documentos. “Queremos trazer os agentes, que são muito qualificados, para as outras áreas fins do Detran, como educação, engenharia e fiscalização.”

Crianças

A campanha do Maio Amarelo tem como tema: “No trânsito, o sentido é a vida”. As peças publicitárias estrelam crianças que aconselham os pais a terem atitudes corretas no trânsito, sob a assinatura #MEOUÇA. Marina Tibana Saito, 10 anos, conta que o pai mexe no celular enquanto dirige. “Eu peço para ele deixar o celular longe dele, que ele pode causar um acidente. Às vezes ele me escuta”, contou. Marina estuda na Escola Classe 411 Norte, que tem um programa de educação no trânsito para os futuros motoristas e cujos alunos participaram do lançamento da campanha.

O movimento mundial Maio Amarelo foi iniciado em 2014 com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo. O objetivo é promover, durante o mês de maio, uma ação de segurança viária coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A mobilização, que começou por iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária e hoje conta com o apoio do Denatran, está em sua sexta edição.

Galeria de Fotos

Lançamento da Campanha Maio Amarelo