30/04/2019 às 17:14, atualizado em 30/04/2019 às 17:16

Brasília mais conectada com a América Latina

Capital receberá três novos voos internacionais até o final do ano

Por *Agência Brasília

Até o final do ano, Brasília terá três novos voos diretos para Santiago (Chile), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai). A redução da alíquota de 12% para 7% do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação pelo Governo do Distrito Federal foi fator preponderante para a Latam Airlines implementar essas rotas no Aeroporto Juscelino Kubistchek.

Atualmente, 30% dos custos das empresas aéreas são decorrentes dos valores despendidos com combustível. “O nosso objetivo de desonerar quem produz e cria empregos é exatamente este. Esses novos voos representam mais postos de trabalho, mais atividade econômica e contribuem para transformar o nosso aeroporto num dos mais importantes hubs comerciais da América Latina. Na esteira dessa decisão da Latam, certamente virão outras empresas”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

“O combustível de aviação no Brasil é um dos mais caros do mundo. Medidas competitivas como a redução do ICMS são essenciais para viabilizar o desenvolvimento do nosso transporte aéreo com mais voos. Brasília é a segunda maior base de operações da Latam no Brasil, de onde decolamos voos diretos para outros 33 destinos”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

Para Roberto Luiz, diretor de negócios aéreos da Inframerica, o aumento internacional é consequência de uma política acertada de incentivo fiscal para o mercado de aviação civil na Capital Federal. “As companhias aéreas brasileiras que operarem mais voos internacionais no Aeroporto de Brasília têm maior desconto no ICMS em seus voos nacionais. O benefício é componente fundamental na estratégia de atração de novas rotas. Com esta política fiscal indutora o DF poderá ser ainda mais atrativo para o investimento das empresas”, comenta.

“A conectividade é um fator preponderante para aumento do fluxo turístico. Além disso, turistas chilenos, paraguaios e peruanos poderão conhecer a capital brasileira, patrimônio da humanidade, e todos os segmentos turísticos que a cidade pode oferecer. Brasília está no coração geográfico do país e estamos trabalhando para transformar a cidade em um dos destinos mais desejados do Brasil e do mundo”, enfatiza a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.

Novas Rotas

Brasília-Santiago
A rota será operada a partir de 15 de outubro, com aeronaves Airbus A320, que acomodam 174 passageiros em classe Economy. Às terças, quintas e sábados, o voo LA781 decolará de Brasília às 20h05 (hora local) e pousará em Santiago às 23h25 (hora local). Nos mesmos dias, o voo LA780 decolará de Santiago às 12h55 (hora local) e pousará em Brasília às 18h15 (hora local).

Brasília-Lima
A rota será operada a partir de 14 de novembro, com aeronaves Airbus A320, que acomodam 174 passageiros em classe Economy. Às segundas, quintas e sábados, o voo LA2471 decolará de Brasília às 8h30 (hora local) e pousará em Lima às 11h06 (hora local). Nos mesmos dias, o voo LA2416 decolará de Lima a 0h06 (hora local) e pousará em Brasília às 6h50 (hora local).

Brasília-Assunção
A Latam também planeja iniciar a operação da rota Brasília-Assunção ainda em dezembro de 2019.

*Com informações da Secretaria de Turismo