03/05/2019 às 14:41, atualizado em 12/07/2019 às 16:04

GDF intensifica limpezas de bocas de lobo

Trabalho, que conta com a participação de internos do sistema semiaberto, já contemplou várias regiões do DF

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Os trabalhos têm caráter emergencial e estão sendo muito bem-acolhidos pela população /Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, por meio da Novacap, está realizando serviços emergenciais de limpeza e desobstrução das bocas de lobo em pontos críticos de Brasília. Toda a W3 Norte recebeu a ação, que faz parte do programa SOS DF e seguirá para a L2 Norte.  A atuação recebe o reforço de internos do regime semiaberto.

Os trabalhos começaram nesta quinta-feira (2). Das bocas de lobo são retiradas folhas, areia, terra, sacos plásticos, garrafas e outros tipos de resíduos. Mais de 100 já foram limpas nesses dois dias.

O gerente de administração penitenciária Willian Pereira Monteiro destaca que os trabalhos têm como objetivo reduzir transtornos causados pelas chuvas. Os serviços são essenciais para facilitar o escoamento de águas pluviais. Entre os equipamentos utilizados, estão três tipos de caminhões – um usual, um desdobrador e um pipa.

A recepcionista Denilma Maria dos Santos, 35 anos, conta que a ação chegou em boa hora à Asa Norte “Estava precisando”, lembrou. “Caem muitas folhas das árvores e enche de água quando chove. Acho interessante também o fato de detentos participarem. É bom eles trabalharem, melhor que ficarem ociosos”.

A ação é possível por meio de um trabalho conjunto que envolve a Secretaria de Justiça do DF, a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), a Secretaria de Segurança Pública, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe) e o programa Mãos Dadas. Em troca, os detentos são beneficiados com a progressão do regime – três dias trabalhados equivalem a um dia a menos no tempo da pena.

A equipe realizou o trabalho também em outras regiões administrativas, como Samambaia, Ceilândia, Riacho Fundo I, Gama, Candangolândia, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante.