06/05/2019 às 14:26

Conexão Brasília-Turquia

Governador pretende estreitar relações comerciais com o Oriente

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha pretende estreitar relações comerciais com o Oriente. Os primeiros planos nesse sentido começaram a ser desenhados na manhã de hoje (06/05), durante visita de cortesia do embaixador da Turquia, Murat Yavuz Ates, há quatro meses no país. No encontro, que também contou com presença do vice-governador Paco Britto e secretários, foram debatidos temas nas áreas de comércio exterior, ciência e tecnologia, segurança e agricultura.

Entre os destaques está a possível criação de linha área direta entre Brasília e Ancara, a capital turca. Se der certo, a parceria beneficiará não apenas o turismo, mas o setor produtivo do Distrito Federal. A ideia é que os dois países possam explorar o campo das exportações de forma dinâmica e rápida. A grande variedade de frutas tropicais brasileiras está entre os produtos que Brasília pretende exportar para a Turquia.

“Hoje a importação dos produtos vindos da Europa é feita toda por São Paulo, que tem um custo logístico muito alto. Quero trazer essa operação para Brasília por meio de parceria entre o Aeroporto e a Inframerica, fazendo com que esses produtos sejam distribuídos, via TAP, para o Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, destacou o Chefe do Executivo. “Brasília, além de ser o centro de distribuição logística do Brasil, é também da América Latina. Por isso que foi importante reduzir o valor das taxas de combustíveis de aviação em Brasília”, lembrou Ibaneis.

Os benefícios tributários concedidos pelo governador nessa área têm facilitado o surgimento de novas linhas áreas entre Brasília e outras capitais mundiais. De janeiro para cá, três novos trechos diretos foram ativados com o Brasil, a partir da inauguração de conexões para Santiago (Chile), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai). “Vamos chegar no final do ano com mais nove linhas internacionais”, planeja Ibaneis Rocha.

Para o secretário de Relações Internacionais, Pedro Luiz Rodrigues, Brasília está no caminho certo no seu processo de internacionalização e modernização. Iniciativa reforçada, recentemente, segundo ele, com a viagem internacional do vice-governador, Paco Britto, a Europa, em busca de investimentos e comércio para a cidade.

“São conversas iniciais importantes. Brasília é uma cidade de funcionalismo, mas que tem suas demandas da sociedade, como emprego. Essa área do comércio exterior pode oferecer trabalhos de qualidade”, avalia.