09/05/2019 às 16:13, atualizado em 15/05/2019 às 13:15

“Sejus mais Perto do Cidadão” chega a Planaltina com oferta de serviços

As ações em Planaltina acontecerão no Complexo Cultural de Planaltina, Setor Administrativo, Via WL 02, Lote 02

Por *Agência Brasília

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), a Administração Regional de Planaltina e diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) realizam a terceira ação integrada “Sejus mais Perto do Cidadão” nos dias 10 e 11 de maio próximos, sexta-feira e sábado, das 9h às 17h, com a prestação de vários serviços à população e que, desta vez, beneficiará a comunidade de Planaltina do Distrito Federal. Já foram feitas ações semelhantes na Candangolândia e no Paranoá.

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, que estará presente na ação, o objetivo do evento, que tornou-se permanente, é “aproximar o GDF da população, promovendo facilidade de acesso a vários serviços, de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida do cidadão”. Para ele, esta também é uma oportunidade para ouvir a população e seus anseios.

As ações em Planaltina acontecerão no Complexo Cultural de Planaltina, Setor Administrativo, Via WL 02, Lote 02. Também acontecerão ações nas escolas nesta semana do evento.

Serviços

Na ação da Sejus em Planaltina, vários serviços são oferecidos à população pelo Na Hora, como emissão de 2ª via de IPVA, de IPTU, certidões e parcelamento de débitos. Também, 1ª e 2ª via de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, orientação jurídica e psicossocial. Correios, Serasa, CEB, Caesb, INSS e juizado especial itinerante participarão com prestação de serviços no local. Van de conveniência móvel do BRB estará presente. O Procon também prestará atendimento aos consumidores e orientação a micros e pequenos empresários.

As temáticas lúdicas e de conscientização sobre iniciativas de direitos humanos contarão no local com atividades para crianças e adolescentes como teatro, música e brinquedos infláveis. Os conselheiros tutelares participarão do evento fornecendo informações e prestando orientações. Ações de prevenção ao uso de drogas contarão com distribuição de cartilhas e apresentação dos Projetos Ser Criança e RAPensando.

Oficinas de defesa pessoal, de artes e de música serão ofertadas, com o objetivo de ensinar posturas e movimentos simples de defesa que podem ser executados no dia a dia em uma eventual situação de agressão. Profissionais para corte de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelha estarão presentes em Planaltina.

Os moradores da cidade poderão registrar suas demandas, fazer denúncias, reclamações, sugestões e elogios na Ouvidoria da Sejus. Ainda, na iniciativa integrada da Sejus, vítimas de violência terão apoio de especialistas para orientações. Diálogos sobre LGBTfobia, racismo, direitos da pessoa idosa e das pessoas com deficiência serão disponibilizados e, ainda, cadastramento de currículos de pessoas com deficiência. No local a população poderá se informar sobre serviços funerários e cemitérios.

Exposição terá venda de produtos fabricados nas oficinas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Uma carreta, denominada Tudo por Elas, estará no evento e fará 2 cursos de formação: de agente de portaria e merendeira. Todas as ações são coordenadas pelas subsecretarias da Sejus.

São parceiros desta ação: Secretarias de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; de Educação e de Segurança do Distrito Federal. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB; Companhia Energética de Brasília – CEB; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros Militar do DF; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União – DPU; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho do DF; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral – TRE/DF; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; Instituto Nacional de Seguro Social – INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios – TJDFT; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania