10/05/2019 às 18:12, atualizado em 15/05/2019 às 13:15

Moradores de Planaltina são atendidos por ação itinerante da SEJUS

Na ação vários serviços são oferecidos à população pelo Na Hora, como emissão de 2ª via de IPVA, de IPTU, certidões e parcelamento de débitos

Por *Agência Brasília

A ação integrada “Sejus mais Perto do Cidadão” movimentou, nesta sexta-feira (10), a Região Administrativa de Planaltina, no primeiro dia de prestação de serviços à comunidade. As ações prosseguem neste sábado (11), no Complexo Cultural de Planaltina, Setor Administrativo, Via WL 02, Lote 02.

O secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, visitou o local e acompanhou a realização de algumas atividades. “É muito bom ver as equipes da secretaria e dos outros órgãos envolvidas nessa iniciativa, e tão empenhadas em prestar o melhor atendimento possível aos cidadãos. É isso o que nós queremos: aproximar o governo das pessoas”, disse.

No período da manhã, a professora Vera Ribeiro aproveitou o evento para resolver demandas da CEB e da CAESB com os atendentes do Na Hora, que estão em Planaltina hoje e sábado, prestando atendimento itinerante para a população local. “É muito interessante esse projeto. Fica concentrado em um só lugar todo atendimento ao cidadão”. Além do serviço burocrático, Vera conseguiu comprar no local do evento hortaliças, produzidas nas unidades de internação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa. “Adorei tudo, tanto o atendimento dos rapazes quanto as mercadorias, que não têm agrotóxicos e são frescas”, finalizou.

No caso da moradora Cíntia de Oliveira, o dia foi para solicitar a identidade da filha, a pequena Geovana de Oliveira, de 8 anos. “Já tinha marcado duas vezes no Na Hora de Sobradinho, mas não consegui ir. Agora, perto de casa ficou bem mais fácil”. Enquanto aguardava sua mãe ser atendida, Geovana participou das oficinas de violão e teclado, ministraras por instrutores de música que trabalham nas unidades socioeducativas. “A aula foi bem legal. Eu já tinha tocado violão de brinquedo. Aqui conseguiu tocar um de verdade pela primeira vez”, comemorou. Para o instrutor da oficina de violão, Waldir de Souza Silva, a população teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido com os socioeducandos. “É importante para a população saber o que é feito nas unidades. Desenvolvemos várias oficinas com os adolescentes. Mas quem está fora não sabe o que acontece lá dentro”, reforçou Waldir, que atua na Unidade de Internação do Recanto das Emas.

Na ação da Sejus em Planaltina, vários serviços são oferecidos à população pelo Na Hora, como emissão de 2ª via de IPVA, de IPTU, certidões e parcelamento de débitos. Também, 1ª e 2ª via de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, orientação jurídica e psicossocial. Correios, Serasa, CEB, Caesb, INSS e juizado especial itinerante participam com prestação de serviços no local. Van de conveniência móvel do BRB está presente. O Procon também presta atendimento aos consumidores. Ações de prevenção ao uso de drogas contam com distribuição de cartilhas e apresentação dos Projetos Ser Criança e RAPensando. Os moradores da cidade podem registrar suas demandas, fazer denúncias, reclamações, sugestões e elogios na Ouvidoria da Sejus.

 Ainda, na iniciativa integrada da Sejus, vítimas de violência têm apoio de especialistas para orientações. Diálogos sobre LGBTfobia, racismo, direitos da pessoa idosa e das pessoas com deficiência são disponibilizados e, ainda, cadastramento de currículos de pessoas com deficiência. No local a população pode se informar sobre serviços funerários e cemitérios. Exposição tem venda de produtos fabricados nas oficinas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Parcerias

São parceiros desta ação: Secretarias de Cultura, Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; de Educação, de Cultura e de Segurança do Distrito Federal. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB; Companhia Energética de Brasília – CEB; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros Militar do DF; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União – DPU; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho do DF; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral – TRE/DF; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; Instituto Nacional de Seguro Social – INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios – TJDFT; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania