10/05/2019 às 18:38

SOS Área Central termina semana com saldo positivo na segurança

Em cinco dias de operação foram registradas 77 ocorrências. Nesta sexta (10), um homem foi preso pela Polícia Militar por porte ilegal de arma de fogo

Por *Agência BRasília

Desde segunda-feira (6), uma série de ações integradas envolvendo cerca de 20 agências públicas e forças de segurança vem sendo realizadas pelo Governo do Distrito Federal na região central de Brasília. Nos cinco primeiros dias de atuação das forças de segurança, a Polícia Civil registrou 77 ocorrências, destas, catorze foram flagrantes em crimes como o uso e posse de drogas, tráfico de drogas, porte de arma branca e ameaça. Foram apreendidos 19 gramas de drogas, uma arma de fogo, três armas brancas e 14 celulares.

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) empregou, em média, cem policiais extras por dia de operação. Foram realizadas cerca de 450 revistas pessoais, além de abordagens a veículos e ônibus. Na tarde de hoje (10), uma equipe de policiais militares, após abordagem a um veículo, prendeu um homem que portava uma arma de fogo. Além do trabalho preventivo, com o objetivo de impedir que o crime aconteça, a PMDF atuou no policiamento de trânsito e no apoio aos órgãos de fiscalização no combate ao comércio informal e ao transporte pirata.

A Policia Civil atuou com ações de inteligência para coibir o tráfico de drogas e outros crimes. A corporação mantém uma Delegacia Móvel para facilitar o registro de ocorrências criminais e para realizar consulta de suspeitos, identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto, entre outras pendências judiciais. Tanto a Delegacia Móvel, quanto o Comando Móvel da Polícia Militar, estão instalados na base das operações do governo, que fica no estacionamento superior interno do Conjunto Nacional (CNB).

A fiscalização e o controle do fluxo de veículos e pedestres nos locais da operação estão sendo feitos pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran). O órgão registrou, nestes cinco dias, 63 autuações de trânsito por estacionamento irregular, uso de celular ao volante, falta do uso do cinto de segurança entre outras. Além de prevenir possíveis infrações de trânsito, o Detran contribui para reduzir os impactos da operação no trânsito na área central. No total, cerca de setenta agentes atuaram nos cinco primeiros dias de operação.

O Corpo de Bombeiros realizou duas rondas diárias na área da operação, uma pela manhã e outra à tarde, com o objetivo de reforçar o atendimento de urgência e emergência feito pela unidade de área. A corporação fez, também, fiscalização em estabelecimentos para verificar a posição de hidrantes, de extintores de incêndio, de saídas de emergência, entre outros. O intuito é reduzir riscos e orientar proprietários sobre medidas de segurança.

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da SSP/DF, fez, ainda, vistorias de caráter preventivo, para verificar possíveis riscos estruturais de edificações. São observadas, por exemplo, rachaduras ou fincas nas paredes, instalações elétricas e centrais de gás.

SOS Área Central

Além das ações de prevenção e combate ao crime, realizadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), a Operação SOS Área Central prevê uma série de medidas integradas, com vários órgãos do Distrito Federal, para a revitalização de espaços públicos, com limpeza urbana, incremento da iluminação pública, ações sociais voltadas à população de rua, fiscalização ao comércio irregular, combate ao transporte pirata e melhorias na sinalização de trânsito.

A operação terá a duração de seis meses e a primeira fase vai abranger as imediações das Estações Rodoviária de Brasília e Interestadual, do Conic, Setor Comercial Sul, Torre de TV, Setores Bancários Sul e Norte, além do Conjunto Nacional (CNB). O Centro de Operações Integradas de Brasília (CIOB) dará suporte com a utilização de câmeras de vídeo monitoramento.

*Com informações da Secretaria de Segurança