15/05/2019 às 19:25, atualizado em 15/05/2019 às 19:29

Codeplan reúne especialistas para debater os desafios para o desenvolvimento regional

O encontro acontecerá amanhã, 16 de maio (quinta-feira), na Escola de Governo do DF – EGOV. 

Por *Agência Brasília

O pacto para a governança integrada é um dos grandes desafios para o desenvolvimento regional e melhoria na qualidade dos serviços à população do Distrito Federal  e municípios adjacentes. Com o objetivo de propor alternativas para o desenvolvimento da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE/DF, será realizado o Seminário “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Regional Integrado”.

Para a diretora de Estudos Urbanos da Codeplan, Erika Winge, o seminário “é uma oportunidade de alinhamento conceitual e debate, local e internacional, sobre tendências de mudanças e permanências, desafios e perspectivas sobre o processo de metropolização do DF e municípios adjacentes, com uma programação multidisciplinar que conta com palestrantes de nível altíssimo, e agrega perspectivas de gestores, pesquisadores, tomadores de decisão, urbanistas, geógrafos, geólogos, juristas, economistas”.

O encontro acontecerá amanhã, 16 de maio (quinta-feira), na Escola de Governo do DF  EGOV. Especialistas e pesquisadores discutirão fontes de financiamento e fomento, estruturas de governança compartilhada e instrumentos de gestão para políticas e programas integrados. A programação inclui mesas redondas e painéis.

O seminário é uma realização do Governo do Distrito Federal, por meio da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan, em parceria com a Casa Civil e as Secretarias de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão e de Desenvolvimento da Região Metropolitana. O Seminário conta com o apoio do Banco Regional de Brasília – BRB.

PROGRAMAÇÃO

Abertura

09h30 às 10h30 – Café da manhã de boas-vindas e fala de abertura

Com Ibaneis Rocha (Governador do Distrito Federal), André Clemente (Secretário de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão), Jean Lima (Presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan), Paulo Roriz (Secretário de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana) e Hildo do Candango (Presidente da Associação dos Municípios Adjacentes de Brasília – AMAB e Prefeito de Águas Lindas do Goiás)

10h30 às 11h30 –  Mobilização de Recursos para Projetos e Programas Integrados de Desenvolvimento Regional

Com Raimundo Veloso Filho (Diretor de Implementação e Programas de Gestão de Fundos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste – SUDECO) e Jader Verdade (Coordenador do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – FCO/SUDECO)

Mediador: André Clemente (Secretário de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão)

Debatedor: Antônio Gil Silveira (Diretor de Risco do Banco Regional de Brasília – BRB)

11h30 às 12h30h – RIDE e o Processo de Metropolização de Brasília: marcos legais e institucionais e seus efeitos políticos

Com Prof. Dr. Paulo Carmona (Centro Universitário de Brasília – UniCEUB) e Dr. Daniel Vila-Nova (Universidade Federal Fluminense – UFF)

Mediador: Mateus de Oliveira (Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação)

Almoço

14h às 14h30h – O Processo de Metropolização de Brasília

Prof. Dr. Benny Schvasberg (Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/ Universidade de Brasília -UNB) entrevista Prof. Dr. Aldo Paviani ( Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais – NEUR/Universidade de Brasília -UNB)

Mesa Redonda

14h30h às 16h – Arranjos Metropolitanos, Dimensões Espaciais e Territoriais e Desafios Institucionais para a Gestão Territorial

Com Prof. Dr. Rômulo Ribeiro (Coordenador do Núcleo Brasília/Observatório das Metrópoles), Thiago de Andrade (Arquiteto e Urbanista), Prof. Dr. Cláudio Egler (Projeto Brasília 2060/ Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT), Hildo do Candango (Presidente da Associação dos Municípios Adjacentes de Brasília – AMAB e Prefeito de Águas Lindas do Goiás) e Dr. Sérgio Jatobá (Consultor em Desenvolvimento Sustentável)

Mediador: Ruy Coutinho (Secretário de Desenvolvimento Econômico)

Coffee Break (16h às 16h30)

Mesa Redonda

16h30h às 17h45 – Dinâmica Regional e Ordenamento do Território: desafios e oportunidades para a governança integrada

Com Carlos Mussi (Diretor do Escritório Brasília da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL), Nathan Belcavello de Oliveira (Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano/Ministério de Desenvolvimento Regional), Dr. Marco Aurélio Costa (Coordenador do Projeto Governança Metropolitana no Brasil/ Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA) e Profa. Dra. Suely Araújo (Instituto de Ciência Política – IPOL/UnB)

Encerramento

17h45 às 18h, com Paulo Roriz (Secretário de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana) e Jean Lima (Presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan)

 

*Com informações da Codeplan