16/05/2019 às 13:20, atualizado em 16/05/2019 às 13:25

Emater-DF apresenta soluções eficientes para saneamento rural

Circuito de saneamento rural na AgroBrasília mostra três modelos para tratamento de esgoto

Por *Agência Brasília

Com o objetivo de orientar produtores rurais sobre o tratamento dos efluentes de vasos sanitários, as chamadas águas negras, a Emater-DF apresenta três modelos de fossas sépticas de fácil implementação na área rural. Técnicos da empresa dão orientações sobre como construir cada modelo no Circuito de Saneamento Rural, no Espaço da Agricultura Familiar da Emater-DF, na AgroBrasília, até 18 de maio.

“Os sistemas de saneamento evitam a contaminação das águas que abastecem a propriedade, como rios, fontes e cisternas, de onde o agricultor capta para irrigar sua plantação e para o próprio consumo da família”, explica a gerente de Desenvolvimento Sócio Familiar da Emater-DF, Sônia Lemos. “Além de contaminar lençóis freáticos e o solo”, afirma a gerente.

Como propostas para levar esse saneamento para a área rural, o espaço da Emater-DF apresenta a fossa de evapotranspiração, modelo de baixo custo trazido em anos anteriores, que tem a vantagem de não precisar ser esgotada.

Além desse modelo, os agricultores poderão conhecer a fossa de biofiltro, implantada em parceria entre a Emater-DF e a Secretaria de Agricultura do DF em mais de 100 propriedades, como um dos itens de adequação às Boas Práticas Agrícolas. “É importante avaliar o tipo de solo, a altura do lençol freático, o local de implantação da fossa em relação à casa para decidir qual modelo e projeto é o mais adequado para cada família”, explica a extensionista rural Janaína Dias, uma das responsáveis por orientar os agricultores no circuito do saneamento rural.

O terceiro modelo é a Ecofossa, um sistema ecológico de tratamento que possui um único compartimento, chamado de reator anaeróbico – sistema que as bactérias agem na ausência de oxigênio. Além do reator, o sistema inclui caixas de inspeção e gordura e valas de infiltração, de acordo com o projeto para cada propriedade. “Todos os modelos precisam ser corretamente dimensionados, para evitar que a necessidade de esgotamento cause transtornos”, diz a técnica da Emater-DF.

Para obter as orientações, visite o Espaço da Agricultura Familiar da Emater-DF, na AgroBrasília 2019. O evento vai até sábado (18), das 9h às 17h.