16/5/19 16:23
Atualizado em 18/5/19 às 10:05

GDF promove ações de conscientização sobre universo infanto-juvenil

A Secretaria de Desenvolvimento Social atua com parcerias em atividades referentes ao Dia Nacional do combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada,  drogada, espancada, estuprada e morta, no Espírito Santo, em 18 de maio de 1973. Mesmo com uma grande repercussão na época, esse crime ficou impune. Para lembrar esse caso e garantir mais segurança a crianças e adolescente, o Governo do Distrito Federal organiza, nesta semana, uma série de ações em parceria.

Desde o início da semana envolvida em ações de conscientização sobre cidadania e segurança, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), nesta sexta (17), promove atividades voltadas ao tema. São ações que remetem ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, data oficialmente criada em 2000.

A primeira manifestação ocorre na feira da Fercal, onde, a partir das 8h, a unidade local do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) fará uma intervenção, da qual participam o conselho tutelar, a administração local e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Sobradinho participarão do movimento.

O Cras do Guará é um dos locais de onde partirão caminhadas de conscientização, nesta sexta (17) /Foto: Divulgação/Cras Unidade Guará

Outras regiões também se mobilizam. Às 8h30, tendo como ponto de partida o Cras, que fica ao lado da 4ª Delegacia de Polícia do Guará, haverá uma caminhada na qual várias escolas já confirmaram presença.

Já no Gama, por volta das 9h, o Centro de Convivência Gama Leste participará de um projeto com a administração regional, o conselho tutelar e a rede de proteção da cidade. O evento será na Praça do Castelinho, no Gama Oeste. A programação terá a tradicional Caminhada Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, além de diversas apresentações culturais.

Próximas ações

 No sábado (18), no Taguaparque, a partir das 9h, a Rede Taguatinga/Águas Claras/Vicente Pires promove palestras e oficinas do tema para a família. O trabalho envolve o Cras e o Creas de Taguatinga, os conselhos tutelares das regiões, a Secretaria de Saúde e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Na próxima segunda-feira (20), no Areal, o Cras levará ao Caic local uma oficina sobre o tema. Realizado em parceria com a Rede Taguatinga Sul, o evento conta com participação de representantes do MTDFT e da Universidade Católica de Brasília (UCB), entre outras entidades. Cerca de 300 crianças são esperadas.

Também na próxima semana, no dia 24 (sexta-feira), a Rede Social do Núcleo Bandeirante fará uma caminhada em alusão ao dia 18 de maio, data marcada pela morte de Araceli. A partida está marcada para as 8h30, no CEM Urso Branco, localizado na 3ª Avenida.

* Com informações da Sedes