21/05/2019 às 13:08, atualizado em 21/05/2019 às 13:30

”Somos todos Vila Isabel”

Brasília será tema do samba enredo da escola no Carnaval do Rio em 2020

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Os traços ousados da arquitetura de Oscar Niemeyer na capital do Brasil criada por Juscelino Kubitschek serão tema do samba enredo da Unidos de Vila Isabel em 2020. No ano em que Brasília completa 60 anos, o grêmio recreativo campeão do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 1988, 2006 e 2013 levará ao sambódromo da Marquês de Sapucaí uma homenagem ao centro político e arquitetônico do país, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Tanto o samba – que é a parte musical – quanto o enredo – que conta a história da cidade – levarão a assinatura do sambista Martinho da Vila. Nesta terça-feira (21), uma delegação da escola carioca esteve reunida com o governador Ibaneis Rocha, no Palácio do Buriti. Um termo de cooperação entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Unidos de Vila Isabel foi assinado para a promoção de Brasília no maior Carnaval do mundo. “Somos todos Vila Isabel”, comemorou Ibaneis.

O lançamento oficial de Brasília como tema do samba enredo da Vila Isabel está marcado para 13 de julho, na quadra da agremiação, no Rio de Janeiro.

Parceria

Pelo acordo, o GDF ajudará a agremiação na captação de recursos para financiamento do Carnaval por meio da Lei Rouanet. Pela ferramenta de fomento à cultura no país, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

Em contrapartida, a Vila Isabel promoverá ações sociais de formação das escolas de samba do Distrito Federal. Liderados pela diretora de Marketing Delma Barbosa, palestras e oficinas serão feitas na preparação de profissionais e na transferência de tecnologia, além de planejamento. “O que move o Carnaval é a paixão. E há paixão no brasiliense. Vamos ajudar a reacender essa chama que mantemos acesa por todos esses anos no Carnaval do Rio”, diz ela.

Visibilidade

Também participaram do encontro com o governador os secretários de Cultura, Adão Cândido; e de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, além do presidente-executivo da Vila Isabel, Fernando Fernandes, e do carnavalesco Edson Pereira, responsável pela estrutura alegórica do desfile. “Vamos falar de um menino chamado Brasil que cresce e se transforma, com todos os brasileiros, na capital da esperança. Será algo bem lúdico”, esboça Edson.

De acordo com Adão, a parceria com a Vila Isabel não será pontual, mas tem o propósito de ser estendida por todo o mandato. “A reestruturação do Carnaval das escolas de samba em Brasília é incipiente e não se promove em poucos meses”, observa. A proposta do GDF é incentivar a volta dos desfiles na cidade.