22/05/2019 às 13:14, atualizado em 22/05/2019 às 14:49

Emater tem recorde de público na AgroBrasília 2019

Foram quase 3,5 mil visitantes registrados nos cinco dias da feira agropecuária, a maior do Centro-Oeste.

Por *Agência Brasília

Foto: divulgação Emater/DF

O Espaço da Agricultura Familiar, montado dentro da AgroBrasília, registrou crescimento no público visitante de 15% em relação a 2018 – foram quase 3,5 mil visitantes registrados nos cinco dias da feira agropecuária, a maior do Centro-Oeste.

Os resultados positivos também se refletiram no Galpão das Organizações Sociais, que faturou mais de R$ 57 mil em comercialização de plantas, artesanato, refeições e alimentos das agroindústrias do Distrito Federal atendidas pela Emater-DF.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, destaca o balanço positivo. “Superou as nossas expectativas, crescemos em número de visitantes e atendemos o nosso público com excelência, cumprindo o nosso papel de apoiar a agricultura familiar, não só com a divulgação de tecnologias importantes para a área rural, mas principalmente criando oportunidades para que nosso público acesse essas tecnologias e as coloquem em prática”, afirmou.

A Emater-DF montou 11 circuitos tecnológicos, além do Galpão das Organizações Sociais. O sistema de bioflocos, no circuito da piscicultura, os painéis de energia solar e o circuito da olericultura (hortaliças) ficaram entre as inovações mais visitadas neste ano.

Outra novidade foi o circuito da equideocultura, apresentado pela primeira vez no espaço da agricultura familiar e que recebeu bastante visitas. “Trouxemos técnicas simples para o criador de equinos, mas que trazem conforto para os animais”, explicou a coordenadora do circuito, Florence Berthier.

Para o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende, a 12ª edição da AgroBrasília teve uma participação muito importante do Sistema Público da Agricultura.

“O Espaço da Agricultura Familiar mostrou toda a tecnologia necessária aos pequenos produtores e agricultores familiares e foi brilhantemente conduzida pela Emater e seus técnicos e pelos profissionais da Secretaria de Agricultura que também participaram, principalmente o pessoal da piscicultura e da Defesa Sanitária, que realizaram ações com relação à sanidade dos rebanhos, além da Ceasa, que fez uma mostra de produtos na Casa Rural”, destacou o secretário.

Para o presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, o evento foi um sucesso. “Apresentamos uma exposição de produtos comercializados na Ceasa e pudemos reforçar a nossa função de garantir informações de mercado e facilitar o escoamento da produção agrícola”, afirmou Wilder.

Participações especiais

O governador Ibaneis Rocha marcou presença na AgroBrasília. Além da participação na abertura do evento, almoçou com agricultores na quarta-feira e visitou o Espaço da Agricultura Familiar no sábado. “Nós temos o compromisso com a população que vive na área rural e o respeito pela família do campo”, afirmou.

Durante a feira, o governador assinou decretos que agilizam o licenciamento ambiental e que reduz o ICMS sobre alguns produtos agropecuários, fez a entrega de tratores a associações de agricultores e prestigiou o Dia Especial de Piscicultura.

Uma caravana de embaixadores africanos e convidados também visitou o espaço do Sistema Agricultura. A Emater-DF, a Casa do Cerrado e a Campo Companhia de Promoção Agrícola assinaram, na quinta-feira (17), uma carta de intenções para a promoção de ações voltadas à capacitação em assistência técnica e extensão rural para países da África que estejam em situação de insegurança alimentar. Foram representados nove países: Gana, Moçambique, Angola, Guiné, Senegal, Nigéria, Togo, Zimbábue e Gabão.

Diversas autoridades Distritais e Federais conheceram o Espaço da Agricultura Familiar este ano. Entre elas, o secretário de Esportes do DF, Leandro Cruz, o secretário-adjunto da Casa Civil, Marcelo Cunha, e a secretária de Estado da mulher, Ericka Filippelli, além de administradores regionais, deputados e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

“Todo o Sistema Agricultura, composto por Emater, Seagri e Ceasa, está de parabéns. Eu entendo que foi um belíssimo trabalho este ano, mas no próximo podemos beneficiar ainda mais os moradores do campo e produtores rurais do DF”, disse o secretário de Agricultura, Dilson Resende.

*Com informações da Emater-DF